Artigo de Carlos Fernandes (PPS/SP) |
Desorientado pelo índice de aprovação que despenca vertiginosamente e cercado de gente incomPeTente, o prefeito Fernando Haddad está literalmente com a brocha na mão.
Influenciado pela repercussão das faixas exclusivas, ele tenta repetir a prática (que o jornalista da Folha bem definiu como República Suvinil), desta vez trocando a tinta branca para os ônibus pela vermelha para as bicicletas, como se simplesmente pintar o chão significasse uma política revolucionária.
O que a Prefeitura está fazendo no canteiro central da Avenida Sumaré, por exemplo, é puro ilusionismo. Ao anunciar que implantará ali uma das novas ciclovias, no seu plano mirabolante de inaugurar 10 km de vias exclusivas para ciclistas por semana, Haddad faz o marketing dar uma pedalada no bom senso e no planejamento, além de mostrar desconhecimento ou faltar com a verdade.
Basta consultar qualquer guia de lazer da cidade, prefeito: a Ciclovia Sumaré, com 1,4 km de extensão, localizada no canteiro central da avenida homônima, do Parque Antártica à Avenida Henrique Schaumann, foi inaugurado em 1996.
Influenciado pela repercussão das faixas exclusivas, ele tenta repetir a prática (que o jornalista da Folha bem definiu como República Suvinil), desta vez trocando a tinta branca para os ônibus pela vermelha para as bicicletas, como se simplesmente pintar o chão significasse uma política revolucionária.
O que a Prefeitura está fazendo no canteiro central da Avenida Sumaré, por exemplo, é puro ilusionismo. Ao anunciar que implantará ali uma das novas ciclovias, no seu plano mirabolante de inaugurar 10 km de vias exclusivas para ciclistas por semana, Haddad faz o marketing dar uma pedalada no bom senso e no planejamento, além de mostrar desconhecimento ou faltar com a verdade.
Basta consultar qualquer guia de lazer da cidade, prefeito: a Ciclovia Sumaré, com 1,4 km de extensão, localizada no canteiro central da avenida homônima, do Parque Antártica à Avenida Henrique Schaumann, foi inaugurado em 1996.
A sua gestão pode até melhorar, limpar, reformar, ampliar, modernizar a ciclovia ali existente, mas não dar uma demão de tinta vermelha e querer enganar a população, convocando a imprensa como se a obra fosse nova ou da sua lavra. Não é. O paulistano sabe disso. Na dúvida, pergunte aos vereadores Marco Aurélio Cunha e Roberto Trípoli, que conhecem bem o assunto e trabalharam pela ciclovia.
Por dois anos à frente da Subprefeitura da Lapa, eu - e antes a subprefeita Soninha Francine - executamos um projeto e buscamos parceria com a iniciativa privada para conciliar os interesses dos moradores da região, frequentadores da ciclovia e pedestres da Sumaré, que eliminaria as calçadas externas do canteiro central e criaria um amplo espaço interno de convivência para o lazer, a caminhada, a prática de esportes e o transporte alternativo, num ambiente acolhedor, seguro e bem iluminado.
Já estaria concluída, para o bem da população local e de cada paulistano preocupado com a racionalidade administrativa, a mobilidade urbana, a sustentabilidade e a qualidade de vida, se a sua administração não tivesse abandonado a iniciativa, preocupada mais com o barulho de ações cosméticas rápidas e midiáticas, em vez de ouvir o usuário daquele espaço público.
Menos tinta e mais democracia, prefeito. É o que todos desejamos.
Carlos Fernandes é presidente municipal do PPS de São Paulo e foi subprefeito da Lapa (2010/2011)
Veja mais:
O que Haddad ganha ao trocar motofaixas por ciclovias? ´Viva os ciclistas! Morte aos motoqueiros?´
Prefeitura Haddad trabalhando: é o padrão Mr. Mago...
Leia outros artigos de Carlos Fernandes:
A volta do "Pois é" no trânsito
Haddad contra o resto
A casa de Haddad, na Rua dos Bobos, número Zero
Haddad encontra a inflação que Dilma esconde
Cuidado com a propaganda enganosa do Haddad!
A regra é clara: a Fifa e o PT podem tudo!
Haddad, incompetente e irresponsável
Dilma segue os passos de Marta
Um passinho a frente, Haddad, por favor!
A decisão de São Paulo
A insegurança da cidade e um prefeito inseguro
Haddad e o despreparo da cidade
A cidade poluída de Haddad
Subprefeituras, 10 anos depois
Veja mais:
O que Haddad ganha ao trocar motofaixas por ciclovias? ´Viva os ciclistas! Morte aos motoqueiros?´
Prefeitura Haddad trabalhando: é o padrão Mr. Mago...
Leia outros artigos de Carlos Fernandes:
A volta do "Pois é" no trânsito
Haddad contra o resto
A casa de Haddad, na Rua dos Bobos, número Zero
Haddad encontra a inflação que Dilma esconde
Cuidado com a propaganda enganosa do Haddad!
A regra é clara: a Fifa e o PT podem tudo!
Haddad, incompetente e irresponsável
Dilma segue os passos de Marta
Um passinho a frente, Haddad, por favor!
A decisão de São Paulo
A insegurança da cidade e um prefeito inseguro
Haddad e o despreparo da cidade
A cidade poluída de Haddad
Subprefeituras, 10 anos depois