terça-feira, 20 de dezembro de 2011

"Nova Política": PPS inaugura a era da #REDE23

O PPS acaba de aprovar o conceito da #REDE23, um movimento de discussão e mobilização em torno de objetivos comuns, que abrange outras siglas partidárias, entidades, organizações, sindicatos, associações, cidadãos e grupos organizados na internet.

É um avanço inestimável em direção à "Nova Política", que vem sendo discutida no Brasil e no mundo, nas ruas e nas redes, incluído agora na Resolução Política do Congresso do PPS e como órgão partidário no estatuto novo do partido.

A #REDE23 é assim definida: "Na democracia contemporânea os partidos não se bastam. Dependem, para fazer política, do estabelecimento e manutenção de redes de relações com movimentos, instituições, grupos na internet e até com personalidades influentes nos temas que trabalham. O partido não mais pode manter a posição de vanguarda da época da circulação restrita de informação e deve assumir a postura de interlocutor dos movimentos, co-formulador de suas reivindicações à luz de suas diretrizes mais gerais, e seu tradutor na linguagem das leis e das políticas públicas."

Entre as inovações adotadas pelo PPS, além do óbvio reconhecimento de que a política se faz além dos partidos, estão as conferências virtuais e consultas online sobre os temas em pauta na sociedade, reforçando os princípios da direção coletiva e compartilhada, além da interatividade permanente com a militância e com cidadãos sem filiação partidária.

Leia também:

Blogueiro, 13 anos, a "cara" da Nova Política

A "nova política", a juventude e o sonho brasileiro