terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Soninha lidera entre eleitorado com nível superior

Enquanto a reportagem da Folha de S. Paulo preferiu tratar mais do eventual peso de Lula na eleição paulistana ou da alta rejeição de Serra, exercitando a futurologia e ignorando completamente o terceiro lugar e os 10% consolidados de Soninha, a realidade dos números vai recolocando as coisas no seu devido lugar.

A pré-candidata do PPS à Prefeitura de São Paulo, Soninha Francine, lidera na preferência do eleitorado com nível Superior. Com 15% de votos, é a primeira colocada da pesquisa Datafolha neste segmento.

"Se tomarmos apenas nível superior e renda maior que 10 salários mínimos na lista com Bruno Covas, Celso Russomano cairia dos 20% que obteve para 12% e 12% respectivamente. Soninha subiria para 15% e 10% respectivamente. Chalita também subiria para 10% e 13% e Bruno Covas obteria 8% e 10%", analisa o ex-prefeito carioca César Maia, em seu "ex-Blog".

"Nesse momento, são esses segmentos que têm mais informação sobre nomes e processo pré-eleitoral pela maior proporção de leitores de jornais", destaca Maia. "A porcentagem dos que conhecem os candidatos reforça esse raciocínio. Russomano é conhecido por 88%, Soninha por 73%, Bruno Covas por 49%, e Gabriel Chalita por 47%."

Ou seja, pelo nível de ensino, Soninha lidera com 15% entre os eleitores com nível Superior, seguida por Russomano com 12%, Chalita com 10% e Bruno Covas com 8%.

No eleitorado com renda superior a 10 salários mínimos, a competição também fica embolada, revelando empate técnico entre os quatro primeiros colocados: Chalita com 13%, Russomano com 12%, Soninha com 10% e Bruno Covas com 10%.

Leia também:

Soninha se firma com 10% e é terceira força de SP


Rede Globo: Congresso do PPS e Soninha Prefeita