segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

"Nova Política" em Minas: PPS marca presença

Foi um sucesso o lançamento do Movimento Nova Política em Minas Gerais, organizado pelo ex-deputado federal, duas vezes prefeito de Conceição do Mato Dentro, candidato ao Governo mineiro pelo PV em 2010 e pré-candidato do PPS à Prefeitura de Belo Horizonte em 2012, Zé Fernando Aparecido de Oliveira, neste sábado (17/12).

Compareceram, entre outros, Marina Silva, Heloísa Helena, Fabio Feldmann, Alfredo Sirkis, Jean Wyllys, Sergio Xavier, Mauricio Brusadin e Walter Feldman. Pelo PPS, além do anfitrião Zé Fernando, marcaram presença Raul Jungmann, Soninha Francine e, em peso, a direção do partido em Minas: Luzia Ferreira, Juarez Amorim, Paulo Elisiario, Júlio César e Raimundo Benoni.

Registre-se que a política mineira é um caso à parte: em 2010, a presidenciável Marina Silva venceu o 1º turno em Belo Horizonte com 40% dos votos (Dilma Rousseff teve 31% e José Serra 28%). No 2º turno, o tucano teve 50,39% e a petista 49,61%.

“O Movimento é transpartidário, e o apoio vai do compromisso do programa e do testemunho de vida, daquele (candidato) que está se comprometendo com a plataforma do movimento. A priori não é uma questão por ser do PV, do PT, do PPS ou do PSDB. Vou apoiar de acordo com a coerência programática. Não serão apoios pragmáticos”, afirmou Marina.

“O compromisso que as pessoas têm que assumir é com a sustentabilidade e com a ética na política.”

Para Marina, o Movimento é uma oportunidade para “discutir a política que está em crise”. “Infelizmente a política tem se tornado projeto de poder pelo poder. A gente não pode ter uma visão pragmática de que o movimento tem que ter uma finalidade eleitoral. Só merece participar de eleição, que discute ideias, propostas, quem tem objetivos para além da disputa do poder pelo poder”, avaliou a ex-senadora.

A vereadora do PSOL de Maceió (AL), Heloísa Helena, disse que existe espaço no país para outras forças políticas. “O Brasil precisa é de um projeto que supere essa farsa da falsa polarização entre PT e PSDB”, analisou.

“A maior parte dos partidos você já sabe quem são, aqueles que mandam e aqueles que estão próximos aos que mandam. Nós não temos a resposta nem a fórmula, mas estamos nos dispondo a fazer o debate para encontrar o caminho”, completou Marina.

Veja aqui o vídeo com a íntegra do ato de lançamento do Movimento Nova Política em Minas Gerais.

Veja os pontos exatos das falas de Luzia Ferreira (0:21:33), Raul Jungmann (0:49:15), Alfredo Sirkis (1:59:00), Fabio Feldmann (2:13:05), Heloisa Helena (2:31:02) e Marina Silva (2:47:00)

Leia também:

"Sonháticos" da Nova Política chegam a São Paulo

Grupo de Marina já admite nova sigla