quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Blogueiro, 13 anos, a "cara" da Nova Política

Não basta avançar no conceito, é preciso inovar na prática - e se a #REDE23 precisa de uma "cara" que a identifique, estaremos bem representados por Guilherme Cortez, um menino de apenas 13 anos de idade, surpreendentemente consciente e politizado, autor do blog Brasil, país da fantasia, que traduz com perfeição os caminhos da "Nova Política".

Na foto, o estudante Guilherme Cortez aparece entrevistando o renomado jornalista e escritor Laurentino Gomes (ex-Veja e autor, entre outros, do best-seller "1808 - Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil"), em visita que, sozinho, organizou ao Colégio Franciscano Pio XII, aonde cursou em 2011 o 8º ano do Ensino Fundamental.

Mas quem é, afinal, Guilherme Cortez e o que leva um menino de 13 anos a se interessar pela política? Vamos deixar que ele mesmo se apresente:

Ouço falar dos problemas do Brasil desde os meus 6 anos. Agora, aos 13, escrevo esse blog para mostrar minha indignação com o Brasil de hoje! Amo meu país, por isso estou aqui, fazendo a minha parte para mudá-lo!

Escrevo esse blog para que daqui a alguns anos, possa sorrir e dizer que lutei até o fim para que meus filhos e netos também sintam o orgulho de terem nascido aqui!


Tenho costume de conversar sobre política aqui em casa, sempre comentando sobre assuntos como "Caiu mais um ministro", principalmente com meu pai e com a minha avó! Infelizmente, mesmo tendo amigos muito inteligentes, nenhum tem interesse pela política. Todos sempre dizem que eu sou o mais "politizado" do grupo, ou seja, não tenho muitos colegas para conversar sobre esse assunto, o que mostra como a minha geração está alienada.

Leio principalmente revistas, mas gosto muito de histórias fantasiosas, mesmo adorando gêneros sérios, gostando muito de livros que contam a história de nosso Brasil, como 1808 e 1822.

Me interesso na política porque eu acho uma maneira extremamente democrática, na teoria, de se promover mudanças para as pessoas. Tenho, sim, muito vontade de, um dia, seguir a vida política, pois gostaria de fazer o máximo que posso para mudar o que há de errado no Brasil, e acho que não há maneira melhor de fazer isso do que representando o nosso povo.

Daqui a 10 anos pretendo estar na faculdade, cursando, provavelmente, uma matéria como Jornalismo ou Ciências Sociais. Em 20 anos gostaria de estar me aventurando na vida pública, quem sabe já tentando eleições!

Sempre me interessei muito por escrever, principalmente sobre assuntos onde posso expressar minha opinião.

Quero começar a fazer parte da #REDE23, contribuindo com esse partido que, a meu ver, é o mais ético do nosso país.

Para ter uma ideia, minha preferência pelo PPS é tão grande que, logo nos meus primeiros posts, quando soube que a candidata do partido à prefeitura da minha cidade, Soninha Francine, estava tão bem colocada nas pesquisas, já tive a ideia de expressar meu apoio pela candidata! Bom, tenho certeza que teremos grandes diálogos futuramente!


Leia também:

"Nova Política": PPS inaugura a era da #REDE23

A "nova política", a juventude e o sonho brasileiro