quinta-feira, 1 de abril de 2010

Soninha aparece disputando 2ª vaga no Senado

Depois de excluir por conta própria Soninha Francine da última pesquisa para o Governo de São Paulo, o Datafolha incluiu a pré-candidata do PPS na pesquisa ao Senado divulgada nesta quinta-feira, 1º de abril.

A ex-vereadora e subprefeita da Lapa Soninha aparece com 18% das intenções de voto para senadora em todo o Estado, competindo com a ex-prefeita Marta Suplicy (PT), que tem 43%; o senador Romeu Tuma (PTB), com 25%; o ex-governador Orestes Quercia (PMDB), com 22%; e o vereador e cantor Netinho de Paula (PC do B), com 19%.

Os pré-candidatos Soninha, Tuma, Quercia e Netinho estão empatados tecnicamente na disputa pela segunda vaga. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para cima ou para baixo.

Na Capital e na Região Metropolitana, Soninha atinge entre 25% e 27% e bate todos os demais adversários pelo segundo lugar, ficando atrás apenas de Marta Suplicy.

É importante lembrar que os eleitores escolherão dois senadores em outubro; de acordo com Datafolha, 24% dos entrevistados disseram não saber ainda em quem votar. O levantamento mostrou ainda que 33% dos pesquisados pretendem votar em branco ou nulo.

Bastante atrás de Soninha estão o vereador Gabriel Chalita (PSB), que tem 8% das intenções de voto; o chefe da Casa Civil do governo José Serra, Aloysio Nunes Ferreira (PSDB), com 6%; e Ricardo Young (PV), presidente do Instituto Ethos, com 3%.

A eleição de outubro renovará duas das três vagas ao Senado, que passou por sucessivos escândalos e clama por mudanças.

Hoje, além de Tuma, São Paulo é representado pelos petistas Aloizio Mercadante, que será candidato ao governo de São Paulo, e por Eduardo Suplicy, reeleito em 2006. O mandato é de oito anos. Veja aqui o resultado completo do Datafolha.