terça-feira, 13 de abril de 2010

Veja como foi a atuação de Soninha na Sub Lapa

A pré-candidata do PPS Soninha Francine assumiu a Subprefeitura da Lapa em janeiro de 2009. Em pouco mais de 15 meses, promoveu mudanças importantes na estrutura interna e no relacionamento com a sociedade, superarando as dificuldades de um orçamento muito afetado pela crise econômica.

Buscou apoio em parceiros da sociedade civil e em outros órgãos de governo e obteve sólidos investimentos para a Subprefeitura, uma área complexa de 40,57 km2 que engloba os distritos da Lapa, Barra Funda, Perdizes, Vila Leopoldina, Jaguaré e Jaguará, cortada pelas marginais Pinheiros e Tietê.

Central de triagem e capacitação de catadores

A Subprefeitura da Lapa, em parceria com a construtora Even, entregou no dia 25 de março uma área totalmente revitalizada, localizada sob o Viaduto Mofarrej, para o funcionamento de uma central de triagem de material reciclável. Cerca de 45 catadores estão sendo capacitados para dar andamento à cooperativa que agora atende pelo nome de União Ambiental e Artesanal Mofarrej.

O espaço vinha sendo utilizado de maneira precária e perigosa havia anos. Após um incêndio, em 2000, o local, que servia de “moradia” para muitas famílias, foi desocupado e murado. No entanto, os catadores passaram a ocupar o espaço, mantendo condições inseguras e insalubres de trabalho.

A partir de maio de 2009, a Subprefeitura e a Even idealizaram o projeto junto aos catadores. A empresa concordou tanto em fazer a reforma do local como financiar o processo de capacitação.

Cadastro e execução de serviços nas árvores

A subprefeitura da Lapa serviu de piloto para a implantação do SISGAU - Sistema de Gerenciamento das Árvores Urbanas da Prefeitura.

A região da Lapa foi escolhida para o início do projeto na cidade, pois em virtude de sua grande, antiga e maltratada população arbórea, contabilizava 4.453 solicitações pendentes de poda ou remoção de árvores, acumuladas há anos.

"Foi feita uma avaliação minuciosa, a partir da qual pode-se montar um plano de trabalho que não apenas seja capaz de atender às demandas das pessoas, mas resolver problemas que ainda não foram identificados e evitar acidentes", explicou Soninha Francine.

Nova unidade do Banco do Povo Paulista

Ao lado de autoridades do governo estadual e da Prefeitura, Soninha Francine esteve no dia 6 de março na inauguração da unidade do Banco do Povo Paulista, localizado na sede da Associação Comercial de São Paulo – Distrital Lapa.

O Banco do Povo Paulista é o programa de microcrédito implantado pelo Governo do Estado de São Paulo em 1998. É executado pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho em parceria com as prefeituras.

“Crédito significa acreditar. E não é só acreditar que a pessoa vai pagar o empréstimo, mas apostar que ela vai desenvolver seus talentos, suas qualidades e alcançar a sua autonomia”, comentou Soninha Francine.

Inauguração do Parque Orlando Villas Boas

Em 7 de janeiro, Soninha Francine participou da abertura para o público da primeira etapa do Parque Orlando Villas-Boas, localizado na zona oeste. Uma área de 200 mil metros quadrados onde antes funcionava uma unidade administrativa da Sabesp.

A abertura do Parque, uma reivindicação antiga da população, é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de São Paulo e o Governo do Estado, que se uniram para adquirir a área que a Sabesp pretendia colocar à venda e que poderia ter se transformado em empreendimento privado.

Com a incorporação dessa área, o Parque Villas-Boas, que inicialmente teria os 50 mil m2 de antiga usina de compostagem, quintuplicará de tamanho, desfrutado pela população desde já, enquanto a prefeitura não conclui a desocupação e desmontagem da usina.

O Parque recebeu um investimento de R$ 2,5 milhões para a primeira etapa e foram entregues à população dois campos de futebol, duas quadras e um paredão para tênis, uma quadra de futebol society, uma poliesportiva, uma pista de cooper, brinquedos infantis e equipamentos de ginástica para a terceira idade. O restaurante/lanchonete que já existia foi reformado.

Em seguida, o Parque terá a ampliação do paisagismo do local com o plantio de espécies amazônicas e a criação de um jardim sensitivo com plantas aromáticas e comestíveis. Este novo jardim será instalado junto à área de lazer da terceira idade.

A última etapa contará com a instalação de um parque radical que vai receber equipamentos para escalada, para skate, patins e também a entrega de mais 11 quadras poliesportivas. O parque contará também com pista para bicicletas em toda extensão.

Parcerias com Governo Estadual

Poupatempo da Lapa - A Subprefeitura Lapa concluiu a desapropriação do imóvel onde será o novo Poupatempo da cidade de São Paulo. O galpão, localizado entre a Rua do Cortume e a Rua Guaicurus, será totalmente revitalizado. A previsão de inauguração é para o segundo semestre de 2010.

Combate às Enchentes – As obras de macrodrenagem na Rua Guaicurus e no Mercado da Lapa(rede de esgoto, córregos e galerias pluviais) têm a finalidade de resolver o antigo problema das enchentes.

Números

20 vias recapeadas em parceria com a DERSA

15.608 metros quadrados de calçadas reformadas

15.584 buracos fechados pela “Operação Tapa Buracos”

2.643 toneladas de materiais sem uso recolhidos pelo Cata-Bagulho

Reformas

- Alambrado no terreno da antiga “Favela Aldeinha” – Projeto Bloom Project

- Quadra de vôlei de praia e futevôlei no Centro Esportivo “Pelezão”

- Boulevar da Rua 12 de outubro (termo de parceria)

Revitalização das praças: Camilo Castelo Branco, General Porto Carreiro, Petrolândia, Aureliano Leite (termo de parceria)