quinta-feira, 22 de abril de 2010

Das cidades que temos às cidades que queremos

Sob a coordenação da pré-candidata do PPS ao Governo de São Paulo ou ao Senado, Soninha Francine, o partido promove no próximo dia 26 de abril, segunda-feira, das 9h às 13h, o seminário "As cidades e a Igualdade", sobre políticas de desenvolvimento urbano e equidade no Brasil.

A apresentação, na Câmara Municipal de São Paulo, pretende abordar os meios (modelos de governança e ferramentas de gestão) e os fins (como utilizar os modelos e ferramentas e como medir os resultados das políticas públicas).

Entre os participantes já confirmados estão o secretário de Planejamento da gestão Serra/Kassab na Prefeitura de São Paulo, Manuelito Magalhães, e o urbanista Cândido Malta.

Manuelito Pereira Magalhães é economista formado pela Unicamp em 1992. Foi assessor especial do Ministério da Saúde entre os anos de 1998 e 2002. Em 2003 e 2004 foi ouvidor da Agência Nacional de Saúde Suplementar. Em 2005 e 2006 atuou como secretário-adjunto de Planejamento da Prefeitura, na gestão de José Serra. De 2007 a 2009 foi o secretário de Planejamento do município de São Paulo.

Cândido Malta Campos Filho, arquiteto e urbanista, é doutor em Arquitetura e Urbanismo pela USP, fundador do Movimento Defenda São Paulo, especialista em planejamento urbano, plano diretor estratégico, história da cidade e o bairro como unidade de planejamento.

Ponto de vista das cidades

A política urbana e a (re)discussão do papel das cidades são marcas do PPS. A preocupação da organizadora do seminário, Soninha Francine, é avaliar as cidades que temos e projetar as cidades que queremos.

Foi esse, inclusive, o principal mote da sua campanha à Prefeitura de São Paulo pelo PPS em 2008. Soninha destacou-se pela abordagem de temas como mobilidade urbana e reconfiguração do território.

Dentro do seminário do PPS no dia 26 de abril serão debatidos temas como: por que política urbana; quais os modelos de governança e ferramentas de gestão; o detalhamento do planejamento das cidades (e a conexão entre plano plurianual, lei de diretrizes orçamentárias, plano de metas etc.); a importância do diagnóstico correto dos problemas para a aplicação eficaz das políticas públicas e o "accountability" (como medir resultados).

Serão abordados ainda problemas específicos das regiões metropolitanas (governança urbana, cidadania e gestão das metrópoles); moradia e áreas de risco (geológico e social); mobilidade e consumo (impactos e possibilidades); enchentes e drenagem urbana (novos e velhos paradigmas); planejamento dos bairros; e ainda a cidade criativa (economia formal e informal, vocações e potenciais).

Leia também:

PPS discute igualdade e políticas públicas em abril


Soninha elabora programa do PPS para as cidades

Soninha: pré-candidata testada e aprovada na Lapa