quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Vereadores aprovam PPA e novo pacotão de projetos; entre os assuntos do dia, duas forcinhas eleitorais: para João Doria e até para Romeu Tuma Jr. no Corinthians

Em uma semana atípica na Câmara Municipal de São Paulo, com votações em plenário de segunda a sexta-feira, os vereadores aprovaram mais um pacotão nesta quarta-feira (13), dessa vez com dois projetos do Executivo e 47 projetos de vereadores em segunda e definitiva votação. E não é só, pois quinta-feira tem mais 122 projetos na pauta! Isso só acontece mesmo no final do ano, às vésperas do recesso e da eleição da Mesa Diretora, para recuperar o tempo perdido e garantir alguma produtividade (atendendo a tal "cota" individual estabelecida entre os vereadores).

Do Executivo, foi aprovado em segunda votação o PL 687/2017, o Plano Plurianual (PPA) para o período 2018-2021. Também foi aprovado, em primeira discussão, um projeto que chegou pelas mãos do prefeito João Doria e foi pautado em 24 horas (um recorde!), passando pelo "congresso de comissões" antes mesmo de dar entrada no sistema informatizado da Câmara. Trata-se de um projeto que permitirá a construção de 407 unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida. Um reforço claro às pretensões eleitorais do prefeito.

Pelo menos outras duas polêmicas marcaram o dia: a primeira foi o rescaldo da confusão da véspera, com discursos exaltados de vereadores pró e contra a ação da GCM no confronto com os manifestantes nas galerias; outra foi a repercussão da notícia de uma emenda orçamentária apresentada pelo vereador Eduardo Tuma (PSDB) propiciando R$ 350 milhões para o Corinthians, isso em plena campanha para a presidência do clube, na qual seu primo, Romeu Tuma Junior, é candidato oposicionista. Mais uma forcinha eleitoral proporcionada pelo Legislativo.

Veja no Câmara Man a lista de projetos aprovados nesta quarta-feira, entre eles a criação do Parque do Minhocão e a proibição da venda de narguilé para menores de idade.