quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

#ProgramaDiferente: O que vem por aí em 2018

Nesta quarta temporada, em 2018, o #ProgramaDiferente dá continuidade a uma fórmula simples, objetiva e bem sucedida - e que acabou propiciando uma aura cult: apresenta semanalmente um bom programa jornalístico, informativo, crítico e colaborativo (com entrevistas, debates, notícias e prestação de serviços), amparado por um conteúdo abrangente e bem apurado que nos garante respeito, credibilidade e mais de 4 milhões de views somando o Youtube, o Twitter e o Facebook, tudo isso escorado por um olhar isento e alternativo ao da imprensa tradicional.

Desde a estreia da nossa primeira temporada, em março de 2015, prosseguindo na segunda temporada, em 2016, e na terceira temporada, em 2017, o programa vem se destacando por um jornalismo qualificado, com pautas diferenciadas e uma abordagem leve, plural e democrática, ouvindo diversas personalidades das mais diversas áreas (política, artes, cultura, direito, educação, esportes, meio ambiente, urbanismo, tecnologia, comunicação, redes sociais etc.).

Exibido na TVFAP.net e na TV Aberta (Canal Comunitário de São Paulo - NET Canal 9, Vivo Canal 186 e Vivo Fibra Canal 8) aos domingos (21h30) e terças-feiras (1h30 da manhã), o foco do programa é ajudar a debater a crise do país e a buscar saídas e soluções criativas para os problemas políticos, sociais e econômicos.

O objetivo também é discutir e promover a cidadania, a qualidade de vida, a diversidade, a justiça social, a igualdade de direitos e de oportunidades, e a chamada governança democrática, acima de preconceitos e de divisões partidárias e ideológicas, além de valorizar ações sustentáveis, empreendedoras e responsáveis, através de iniciativas culturais, comportamentais, políticas, acadêmicas e tecnológicas que apontem para cidades inteligentes, modernas e inclusivas.

O que vem por aí...

JANEIRO


Dia 7 - Reveja o especial sobre os Direitos dos Animais - Registramos o nosso posicionamento no tema do abandono e dos maus tratos, da adoção responsável e do amor incondicional pelos animais. Com a apresentação de campanhas de conscientização e uma entrevista exclusiva com a apresentadora Luisa Mell, uma das mais destacadas ativistas pelo direito dos animais, nós também apoiamos e compartilhamos esta causa em defesa da vida. Marcado pelo bom humor, como no momento em que mostramos que "cada programa tem o Louro José que merece...", mas sem perder a seriedade, como no trabalho impressionante da ONG Repórter Brasil, que faz parte de uma investigação sobre a violência e o desrespeito com que a indústria da carne trata os trabalhadores e os animais. Assista.

Dia 14 - A trajetória de Hebe e Silvio Santos - Comemorando a passagem de mais uma data histórica da televisão brasileira, que foi a transmissão inaugural da pioneira TV Tupi, em 1950, o programa homenageia simplesmente o rei e a rainha da TV. Dois comunicadores inigualáveis, com talento e carisma para mobilizar legiões de fãs e milhões de espectadores durante décadas seguidas: Silvio Santos e Hebe Camargo dispensam apresentação. Assista.


Dia 21 - Divinas Divas - O programa apresenta um especial sobre o filme "Divinas Divas", com destaque para uma das últimas entrevistas de Rogéria, que se definia como a "travesti da família brasileira" e morreu em setembro de 2017. Dirigido pela atriz Leandra Leal, o documentário retrata com bom humor e sensibilidade a vida de artistas transformistas pioneiras dos anos 60, desafiando tabus e preconceitos. O tema da Diversidade é sempre necessário. Assista.

Dia 28 - Tropicália -
O programa é um especial sobre os 50 anos do Tropicalismo. Movimento libertário que revolucionou a cultura brasileira, com influência na música, nas artes, no teatro, no cinema, na moda, na política e no comportamento de toda uma geração. A Tropicália completa meio século e continua atual. Vale ouvir Caetano, Gil, Tom Zé, Gal Costa, Os Mutantes e outros artistas que fazem a nossa história desde os anos 60. Assista.


FEVEREIRO


Dia 4 - Chacrinha - Alô, atenção, o programa registra o centenário de nascimento de um dos maiores comunicadores da história do Brasil: Chacrinha. O velho guerreiro Abelardo Barbosa nasceu em 1917 e fez sucesso por mais de 40 anos no rádio e na televisão. Em 2018, 30 anos depois de ter mandado "aquele abraço" e ido "balançar a pança" do lado de lá, será tema de samba enredo no carnaval do Rio de Janeiro. Quem não se comunica, se trumbica! Aqui você relembra momentos que ficaram na memória afetiva de todo o Brasil, as frases marcantes, os calouros, os jurados, as chacretes, as marchinhas, os cantores e os grupos musicais mais populares do país no palco do "Cassino do Chacrinha", que alegrava as tardes de sábado na TV. Você conhece ainda cenas pouco vistas do filme "Na Onda do Iê-iê-iê", onde Chacrinha encena seu programa de calouros "A Hora da Buzina", exibido na extinta TV Excelsior, em 1965. Revê uma homenagem inesquecível na impressionante e apaixonada interpretação do ator Stepan Nercessian, e o depoimento de artistas e admiradores famosos. Assista.

Dia 11 - Mario Sergio Cortella - O Especial trata do tema "Família: urgências e turbulências". É este também o nome do novo livro do filósofo Mario Sergio Cortella, que fala sobre os problemas familiares mais comuns nos dias de hoje. Como estabelecer um convívio civilizado entre pais e filhos? Como educar os jovens? Um bate-papo direto e reto, informal e bem humorado. Família é tudo igual, só muda de endereço. E ser pai é... Assista.

Dia 18 - Estreia a 4ª temporada do #ProgramaDiferente

O que foi o #ProgramaDiferente em 2017

O ano de 2017 consolidou a diversidade e a pluralidade das nossas pautas: como pode ser visto no teaser #ProgramaDiferente é coisa de preto, programa de índio, antro de viado, negócio de mulherzinha... Fomos da quebra de padrões na moda aos demônios do ídolo corinthiano Walter Casagrande Júnior. Do centenário do velho guerreiro Chacrinha à difícil vida dos palhaços de circo. Da consciência negra da escritora Conceição Evaristo às "divinas divas" Rogéria e outras artistas transformistas pioneiras no Brasil.

Na música, destacamos os 70 anos de Rita Lee, os 50 anos da Tropicália, o samba com sotaque paulistano de Adoniran, os 35 anos da Legião Urbana e o rock de Brasília, os 30 anos dos Racionais MCs e os 100 anos de Tico-Tico no Fubá.

Nas artes, registramos a polêmica entre Zé Celso e Silvio Santos sobre o Teatro Oficina, os 70 anos do Masp, os 45 anos do grupo Dzi Croquettes, a exposição com a história da sexualidade e o tema da censura, o filme sobre a Lava Jato, a trajetória televisiva de Silvio Santos e Hebe Camargo, o trabalho extraordinário do muralista Eduardo Kobra, a saudade do genial Ferreira Gullar, além de especiais sobre literatura brasileira, o cinema engajado socialmente, os 120 anos de Di Cavalcanti e algumas lições bem-vindas de jornalismo.

Na política, tratamos dos mais recentes movimentos pró-renovação, já antecipando as eleições de 2018; os boatos sobre uma eventual candidatura de Luciano Huck; o primeiro ano da gestão do prefeito João Doria e suas pretensões eleitorais; o início conturbado do governo do presidente Donald Trump; e mais programas especiais sobre o Parlamentarismo, sobre a reforma eleitoral, a reforma da Previdência, a Globalização, a crise do socialismo, a falência do sistema político-partidário, as turbulências da economia, a reforma trabalhista, as novas formas de fazer política e até o Brasil para inglês ver.

Exibimos palestras incríveis de Mario Sergio Cortella, Mario Vargas Llosa, Barack Obama, Sergio Moro, Carmen Lúcia, Rodrigo Janot, Cristovam Buarque e Fernando Henrique Cardoso; bate-papos com Deltan Dallagnol, com Luis Fernando Veríssimo, com José Serra, com Guilherme Boulos; eventos como o Forum Liberdade e Democracia, o Seminário Internacional da FAP, o Encontro de Jovens Lideranças, os novos Caminhos da Esquerda e o aniversário de celebrações religiosas, como os 500 anos da Reforma Protestante, os 50 anos da Renovação Carismática e os 300 anos de Nossa Senhora Aparecida, além do Centenário da Revolução Russa de 1917, entre outros acontecimentos.

E não paramos por aí: teve ainda o humor provocativo de Gregório Duvivier, o renhido debate sobre a "escola sem partido", a inspiradora irreverência de Ernesto Varela direto dos anos 80, o centenário de João Saldanha, o ano inesquecível dos corinthianos, o transformador Natal do bem, e uma série de programas especiais contra o preconceitoe a intolerância, referências ao dia da saúde, ao dia mundial da água, à COP23, à mobilidade urbana, às cidades educadoras, à força da mulher e até uma discussão quase filosófica sobre o que é o amor? Uau!