quarta-feira, 10 de maio de 2017

Soninha e Covas reclamam da exclusão de emendas

A Câmara Municipal aprovou em segunda votação e definitiva votação, com 35 vereadores favoráveis e 7 contrários, o substitutivo da bancada governista ao Projeto de Lei 240/2017 do Executivo, que cria o Conselho Municipal de Desestatização, além de estabelecer o Fundo Municipal de Desenvolvimento Social.

Este novo Conselho será responsável por elaborar e gerenciar o Plano Municipal de Desestatização, programa do prefeito João Doria (PSDB) que prevê a criação de PPPs (Parcerias Público-Privadas), concessões e privatizações de equipamentos e espaços públicos. Ele será integrado pelos secretários municipais de Governo, Gestão, Fazenda, Relações Internacionais e Justiça.

No substitutivo também foi incluída a participação dos secretários de Educação, Saúde e Transportes para que eles decidam como usar o dinheiro do fundo.

A derrubada em bloco de emendas ao projeto foi criticada por vereadores da base, como Mario Covas Neto (PSDB) e Soninha Francine (PPS), que aprovaram o projeto mas se abstiveram nesta segunda votação, específica para as emendas. "Há emendas boas e emendas ruins. Eu não consigo ficar de um lado só", afirmou Covas. "Também registrei abstenção exatamente porque sou contra votar emendas em bloco, por princípio. Eu aprovaria algumas e rejeitaria outras", completou Soninha.

Privatização de parques

O primeiro edital de chamamento para a privatização de 14 parques municipais será lançado pelo Executivo nesta quarta-feira (10/5) e já cairá nas mãos do novo Conselho. O órgão também vai decidir sobre outras concessão grandiosas e polêmicas, como a do Autódromo de Interlagos, na zona sul de São Paulo, do complexo do Anhembi, na zona norte, e do Estádio do Pacaembu, na zona oeste.

Caravana pró-Lula em Curitiba

Vereadores do PT estarão em Curitiba nesta quarta-feira, em apoio ao ex-presidente Lula durante o seu depoimento ao juiz Sergio Moro na Operação Lava Jato. Com isso, por acordo de lideranças, não haverá mais nenhuma sessão durante esta semana. Na sexta-feira, o vereador Milton Leite (DEM), presidente da Câmara, assume interinamente a Prefeitura de São Paulo, na ausência do prefeito e do vice, Bruno Covas.

Reposição da inflação para os servidores
Após a votação do projeto do Executivo, os vereadores também aprovaram em definitivo o PL 216/2017, da Mesa Diretora, que prevê atualização monetária de 4,75% nos vencimentos dos servidores da Casa.