Aqui faço um depoimento pessoal: eu convivi de perto com essa geração que trazia a esperança da consolidação da democracia, como Aécio Neves, Sérgio Cabral e todo o Partido dos Trabalhadores, por exemplo, vindos logo depois da velha guarda - de Tancredo Neves, Ulysses Guimarães, Franco Montoro, Mário Covas e figuras ilustres do MDB e do PCB, para citar apenas as legendas mais emblemáticas - ter lutado e dado a vida pela redemocratização do país.
Como é triste, frustrante, deprimente, ver essa minha geração trair a confiança do povo e manchar a própria história para terminar a trajetória como ladrãozinho de quinta categoria. Oriundos de famílias de tradição democrática, filhos de presos políticos, flagrados décadas depois num mau-caratismo típico de prisioneiro pé-de-chinelo em delegacia de fundo de quintal.
Precisamos renovar! Uma nova composição de forças políticas é necessária no Congresso para destravar a pauta política nacional, que exige reformas profundas e duradouras. O atual ciclo de poder morreu - não só pela idade mas pela decrepitude de métodos, conceitos e práticas que nos enchem de vergonha!
Depositamos nossa confiança em uma geração que não honrou o papel democrático e republicano que lhe cabia. Agora é virar a página! Renúncia Já! Peçam pra sair! O país não pode continuar nas mãos sujas de políticos criminosos e desonrados. Vamos em frente reconstruir o Brasil!
Carlos Fernandes é presidente do PPS paulistano e prefeito regional da Lapa.