sexta-feira, 3 de junho de 2016

No Dia do Meio Ambiente, o #ProgramaDiferente entrevista Fabio Feldmann e debate os efeitos práticos da COP21, seis meses depois



Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, neste 5 de junho, o #ProgramaDiferente entrevista um dos ambientalistas pioneiros do Brasil, Fabio Feldmann, e debate os efeitos práticos da COP21, seis meses após a sua realização em Paris. Assista.

Como está o "clima" da sustentabilidade no Brasil? Quais são as contradições entre aquilo que o Governo Dilma prometeu fazer na Conferência do Clima, em dezembro do ano passado, e aquilo que de fato está colocando em prática?

Os convidados do debate são três jornalistas: Ana Carolina Amaral, mestre em ciências holísticas pelo Schumacher College, moderadora da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental e que cobriu a COP21 para a Revista Época; Reinaldo Canto, especializado em sustentabilidade e consumo consciente, professor de gestão ambiental, colunista da Revista CartaCapital e também presente à COP21; e Dal Marcondes, fundador e diretor do site Envolverde, profissional especializado em jornalismo econômico e em ciência ambiental.

Com o perdão do trocadilho, mas será que em seis meses já mudou o clima de festa sobre o acordo climático para um certo pessimismo? Qual era o ideal, o que foi possível e qual é hoje o cenário real sobre o clima no mundo? Quais as novidades sobre desenvolvimento sustentável, aquecimento global, economia de baixo carbono, mudança da matriz energética? Como fazer a sustentabilidade deixar de ser apenas um rótulo moderninho?