quarta-feira, 20 de julho de 2011

Programa Cidades Sustentáveis: ótima iniciativa!

A Rede Nossa São Paulo, a Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e o Instituto Ethos, anunciam o lançamento do "Programa Cidades Sustentáveis", que ocorrerá no dia 19 de agosto de 2011, às 9h30, no Sesc Consolação (rua Dr. Vila Nova, 245), em São Paulo.

O objetivo é sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as 5.565 cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável.

"Considerando que 85% da população do Brasil é urbana, o debate sobre a qualidade de vida nas cidades assume enorme relevância. São grandes os desafios e, para sermos exitosos em ações que contribuam para o desenvolvimento sustentável, será necessário o envolvimento de cidadãos, empresas e governos", afirma o convite da Nossa São Paulo.

No evento de lançamento, que contará com a participação do jornalista André Trigueiro (apresentador do programa Cidades e Soluções, da Globonews, e comentarista da Rádio CBN) serão apresentados:

- Indicadores de Sustentabilidade Urbana para os 12 eixos temáticos da Carta Compromisso, fundamentais como ferramentas de gestão para as prefeituras signatárias e, também, para o monitoramento da sociedade;

- Casos exemplares para os indicadores. O objetivo é que as boas práticas orientem a gestão pública no sentido de melhorar os diversos indicadores de forma integrada;

- Relatório online de prestação de contas da Carta Compromisso;

- Nova versão do site www.cidadessustentaveis.org.br

- Campanha publicitária desenvolvida pela DPZ

Haverá ainda um debate sobre o desenvolvimento sustentável das cidades, numa perspectiva nacional e internacional, o pronunciamento de entidades representativas dos prefeitos brasileiros, a apresentação de propostas para as cidades-sede da Copa de 2014 e da Olimpíada de 2016, e o papel das cidades na Rio+20.