sábado, 29 de dezembro de 2018

A retrospectiva de 2018 no #ProgramaDiferente



A partir de 20 de janeiro de 2019, na estreia da sua 5ª temporada, o #ProgramaDiferente vai intensificar a variedade de temas abordados nesse ano de muita expectativa para o Brasil, principalmente depois dos resultados eleitorais de 2018, com uma campanha acirrada que chacoalhou as estruturas da política tradicional e dividiu a população. Veja a chamada.

O ano de 2018 foi marcado principalmente pela campanha presidencial, com o velho discurso do "nós" x "eles" em uma disputa acirrada entre esquerda e direita, muitas vezes extrapolando nos momentos de ódio, mentiras e intolerância. Não por acaso, tivemos episódios chocantes e emblemáticos como o assassinato da vereadora carioca Marielle Franco e o atentado ao então candidato Jair Bolsonaro, que acabou eleito presidente em meio a muita turbulência nas redes e nas ruas.

O programa embarcou fundo nesses temas espinhosos: abrimos o ano propondo "um mundo sem muros". Debatemos como anda o feminismo em pleno ano de 2018, com problemas atemporais como a gravidez na adolescência e as atuais bandeiras da juventude, que vive imersa neste novo mundo dos influenciadores digitais. Isso após cinco anos das já históricas manifestações de 2013 e 50 anos depois do icônico 1968, "o ano que não terminou". Mas qual é, afinal, a agenda do Brasil do futuro?

Entramos de cabeça no evento "Desafios Políticos de um Mundo em Intensa Transformação", da abertura ao encerramento, passando por temas como globalização, crise de representação política, revolução tecnológica e a comparação entre a Operação Lava Jato e a Mãos Limpas.

Celebramos o centenário de Nelson Mandela. Registramos as vozes da periferia e as vozes famosas dos dubladores. Lembramos dos 50 anos da Cidade da Criança, dos 30 anos da Constituição Cidadã, dos 30 anos do SUS (Sistema Único de Saúde) e dos 30 anos da eleição de Luiza Erundina prefeita de São Paulo, quebrando tabus e preconceitos.

Na música, o programa relembrou da história da música caipira ao samba de Cartola, nos 110 anos do seu nascimento, passando pelas tradicionais batalhas de rimas, com muito rap, break e hip hop nas ruas.

No cinema, os 50 anos do filme "O Bandido da Luz Vermelha", de Rogério Sganzerla, além do cinema político nacional, com "O Paciente", revivendo a eleição e a morte de Tancredo Neves, e "O Doutrinador", novo herói brasileiro em tempos de Operação Lava-Jato, combate à corrupção e a idolatria ao juiz Sergio Moro.

No teatro, a força de artistas como Fernanda Montenegro, Bibi Ferreira, Laura Cardoso, Beatriz Segall e José Celso Martinez Correa, além de jovens atores e atrizes que seguem os passos dos ídolos eternos, como os veteranos que vivem no Retiro dos Artistas, do Rio de Janeiro.

Na literatura, os 50 anos de "O Meu Pé de Laranja Lima", de José Mauro de Vasconcelos, além de um incentivo genérico à leitura com o especial "Para gostar de ler", num ano tristemente marcado pelo fechamento de livrarias tradicionais.

Debatemos temas urbanos como água, mobilidade, a periferia efervescente das grandes cidades e a ocupação do espaço público. Outros temas recorrentes: sociedade e sustentabilidade, a defesa da diversidade e das causas LGBT.

Da memória do antigo Partidão, registramos o centenário do jornalista Armênio Guedes e os 120 anos de Luis Carlos Prestes. Mostramos que "O Papa é Pop" e alguns padres são celebridades. No Especial de Natal, conhecemos a "Escola do Papai Noel" e, na passagem do Halloween, tivemos até um especial com Padre Quevedo e Inri Cristo, no bem humorado "isso non ecziste". E ainda teve muito mais, para entrar 2019 com o pé direito e muita criatividade para a nossa 5ª temporada!