domingo, 11 de dezembro de 2011

PPS apóia Cidades Sustentáveis e aprova #REDE23

O Congresso Nacional do PPS, realizado neste fim-de-semana em São Paulo, deu passos importantes rumo à chamada "Nova Política":

1) Todos os candidatos a prefeito e vereador do PPS em 2012, do país inteiro, oficializaram o apoio ao Programa Cidades Sustentáveis. A carta-compromisso foi assinada na abertura do Congresso pelo presidente nacional do partido, deputado Roberto Freire, ao lado dos representantes da Rede Nossa São Paulo, Oded Grajew, e do Instituto Ethos, Ricardo Young. O PPS já conta com pré-candidatos à prefeitura de 20 capitais.

2) O PPS inova e também oficializa a #REDE23, um movimento de discussão e mobilização em torno de objetivos comuns, que abrange outras siglas partidárias, entidades, organizações, sindicatos, associações, cidadãos e grupos organizados na internet.

Incluída na Resolução Política do Congresso e como órgão partidário no estatuto novo do PPS, a #REDE23 é assim definida: "Na democracia contemporânea os partidos não se bastam. Dependem, para fazer política, do estabelecimento e manutenção de redes de relações com movimentos, instituições, grupos na internet e até com personalidades influentes nos temas que trabalham. O partido não mais pode manter a posição de vanguarda da época da circulação restrita de informação e deve assumir a postura de interlocutor dos movimentos, co-formulador de suas reivindicações à luz de suas diretrizes mais gerais, e seu tradutor na linguagem das leis e das políticas públicas."

Ficam instituídas, assim, as conferências virtuais e consultas online sobre os temas em pauta no partido e na sociedade, reforçando os princípios da direção coletiva e compartilhada, além da interatividade com a militância.

3) O PPS avança e aprova como órgão permanente de cooperação partidária no novo estatuto o seu Núcleo Ambientalista, ou Coordenação de Desenvolvimento Sustentável, para discussão e deliberação das questões relacionadas ao meio ambiente e à sustentabilidade.

Foi aprovada a formação de uma coordenação provisória integrada por Ricardo Young (SP), Maurício Huertas (SP) e Luiz Castro (AM) para criar as ferramentas necessárias para formulação e divulgação das ações do grupo.

A próxima reunião da Coordenação de Desenvolvimento Sustentável está marcada para fevereiro de 2012, possivelmente em Brasília, com o tema “Cidades Sustentáveis”.

Também está prevista para o próximo ano a realização de um seminário, em parceria com a #REDE23, reunindo Fernando Henrique Cardoso e Marina Silva, entre outros.

Para o deputado federal Arnaldo Jordy (PPS/PA), um dos membros da Coordenação, a sustentabilidade deve ser um dos pilares da plataforma e das ações políticas do PPS. “Precisamos ter isso como questão central civilizatória. Essa visão desenvolvimentista que está aí está superada”, justificou o parlamentar.

Já o ex-deputado Raul Jungmann (PPS/PE) ressalta que a questão da sustentabilidade "é essencial para um partido que deseja representar a vanguarda". Para ele, a discussão em torno da "economia verde" é, hoje, um dos principais temas em debate no mundo.

A jornalista e ex-vereadora Soninha Francine (PPS/SP) estabelece como prioridade a troca de experiências entre os integrantes do partido sobre questões socio-ambientais e a busca de argumentos sólidos para o posicionamento de todo o PPS em assuntos como Belo Monte e o Código Florestal.

Entre os participantes da Coordenação de Desenvolvimento Sustentável do PPS estão Maurício Brusadin, um dos idealizadores do Movimento Nova Política e ex-presidente do PV paulista, e Osvaldo Ceoldo, secretário de Meio Ambiente de São Caetano.