sábado, 11 de novembro de 2017

Tem #ProgramaDiferente na #ViradaPolítica



"A Política é importante demais para ser deixada apenas nas mãos dos políticos". Este é o tema da quarta edição da #ViradaPolítica, que acontece neste fim-de-semana em São Paulo e em outras onze cidades brasileiras com o objetivo de reunir cidadãos, ativistas e movimentos sociais para discutir inovações e buscar aproximar a população de seus representantes no poder público. O #ProgramaDiferente acompanhou a abertura do evento, realizado pela primeira vez na Câmara Municipal de São Paulo.

Conversamos com os organizadores da Virada Política, Ricardo Borges Martins e Pedro Kelson; com o diretor da Escola do Parlamento, Humberto Dantas; e com representantes de diversos movimentos que tem surgido com a pauta de renovação da política a partir das eleições de 2018: Leandro Machado e Ademar Bueno, do Movimento Agora! e da RAPS (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade); Izabella Mattar, do RenovaBR; Alessandra Monteiro e Bruno Santos, do Acredito!; e Guilherme Coelho, do Minha Sampa.

Uma das novidades deste ano foi o "Flertaço", um experimento para colocar frente a frente vereadores de vários partidos e cidadãos paulistanos. Olho no olho, eleitores puderam questionar os políticos e ouvi-los. Veja as entrevistas com Soninha Francine (PPS), Sâmia Bomfim (PSOL), Gilberto Natalini (PV), José Políce Neto (PSD), Caio Miranda (PSB) e Eduardo Suplicy (PT), que falam com exclusividade sobre a importância dos novos movimentos e a falência do atual sistema partidário. Assista.