sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Líder do MTST, Guilherme Boulos é presidenciável?



O coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Guilherme Boulos, queridinho da mídia alternativa e de artistas globais, está em evidência na grande imprensa por conta principalmente de duas notícias: a Ocupação Povo Sem Medo, em São Bernardo do Campo, e a possibilidade dele ser candidato à Presidência da República pelo PSOL ou pelo PT se Lula estiver impedido de concorrer por causa das condenações judiciais decorrentes da Operação Lava Jato. Mas, afinal, quem é e o que pensa Guilherme Boulos? O #ProgramaDiferente vai fazer uma série de reportagens especiais com os principais presidenciáveis de 2018. Assista.

A ação do MTST em uma área particular no ABC ocupada por cerca de 8 mil famílias ganhou as manchetes nesta semana pelo apoio manifestado por partidos de esquerda e um grupo de artistas liderados por Caetano Veloso, que faria no local um show exclusivo para os manifestantes, mas acabou impedido pela Justiça. O Ministério Público, a Polícia Militar e a Prefeitura de São Bernardo alegaram falta de estrutura e de segurança para a apresentação do cantor.

Aos 35 anos de idade, o ativista Guilherme Boulos é uma das principais lideranças surgidas dos movimentos sociais e vem sendo apontado por muitos como possível sucessor eleitoral de Lula pelo carisma, pela formação teórica e pela capacidade de mobilização. Filósofo, professor e escritor, filho de um renomado professor de medicina da USP, sabe como ninguém manipular a mídia e seus seguidores de MTST, que ganham pontos por atividade cumprida. Transita bem tanto entre os partidos tradicionais quanto nos movimentos pela renovação da política com viés esquerdista.

Leia também:

O pós-PT e o fim da esquerda jurássica