Pois agora o ministro da Fazenda foi flagrado pela investigação Paradise Papers como dono de uma fundação num paraíso fiscal. Para quem acompanhou a derrocada do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB), não há como evitar a comparação: assim como o deputado preso, Henrique Meirelles (PSD) também alega ter contratado um trust para gerir sua herança.
O ministro afirma que a situação da "Sabedoria Fundation", sediada nas Bermudas, é regular e todas as contribuições foram declaradas à Receita Federal. Segundo nota oficial de sua assessoria, Meirelles informa que se trata de uma fundação filantrópica, gerida de maneira independente e autônoma por um conselho curador. “Foi criada com a única finalidade de receber parte da herança do sr. Henrique Meirelles, quando ele falecer, para aplicar esses recursos em atividades beneficentes no setor de educação no Brasil.”
Sobre o fato de a fundação ter sido criada em outro país, a assessoria informa que ela foi constituída quando Meirelles dirigia uma organização internacional e morava nos Estados Unidos. “Os advogados de Meirelles eram americanos e trabalhavam habitualmente com aquelas jurisdições.”
O que é um trust, o administrador do dinheiro de Cunha
Moro desmonta álibi de Eduardo Cunha sobre trust - Política - Estadão
'Mr. Trust', Eduardo Cunha como símbolo do combate à corrupção
Entenda a versão de Cunha para as contas na Suíça
'Trust' pode ocultar patrimônio ilícito
'Trust' como o de Cunha costuma esconder corrupção, diz ONG