terça-feira, 27 de outubro de 2015

Mais uma justa homenagem a Vladimir Herzog

Na lembrança dos 40 anos do assassinato de Vladimir Herzog pela ditadura militar, mais uma justa homenagem: a reinauguração de uma praça com o nome do jornalista, localizada na Rua Santo Antônio, ao lado do prédio da Câmara Municipal de São Paulo, na Bela Vista.

A viúva, Clarice Herzog, e o filho deles, Ivo Herzog, participaram do ato na tarde desta segunda-feira, 26 de outubro, ao lado de vereadores, amigos e convidados.

A praça ganhou um mosaico baseado pintura do artista plástico Elifas Andreato, que foi feito com ajuda de 20 crianças. Estão previstas também a instalação de uma estátua do jornalista e uma réplica do tradicional Prêmio Vladimir Herzog, entregue anualmente a jornalistas.

"É uma grande alegria poder contar com os jovens que participaram do processo de criar e montar esse mosaico e ao mesmo tempo conhecer a história tão triste e dramática que acabou abrindo os horizontes para as lutas democráticas poderem avançar", afirma Elifas Andreato. "É um orgulho fazer parte dessa história e sobretudo fazer parte dessa geração que é vitoriosa. A democracia ainda não é como a gente gostaria que fosse, mas avançamos muito."

"Acho que estamos marcando e seria interessante espalhar pela cidade toda essas marcas da ditadura para ninguém esquecer. Você olha para a obra e percebe que ela fala por si só, para que isso não volte a acontecer. Hoje, a nova geração, e mesmo a geração mais antiga, que não conseguiu entender o que aconteceu, pode começar a questionar e entender", disse Clarice Herzog.

Em nome do PPS, o vereador Ricardo Young também destacou a importância da democracia e o simbolismo destas homenagens ao jornalista Vladimir Herzog como referência à vitória da resistência da cidadania contra a ditadura e a exaltação das liberdades de expressão e de pensamento.

Veja também:

Os 40 anos do assassinato de Vladimir Herzog

#ProgramaDiferente celebra o Dia da Democracia