terça-feira, 13 de outubro de 2015

#ProgramaDiferente entrevista Alberto Goldman e debate o marketing petista com Chico Santa Rita



Nesta semana, o #ProgramaDiferente, da TVFAP.net, segue debatendo a crise política e econômica agravada neste primeiro ano do segundo mandato da presidente Dilma Roussef. A abertura mostra a esculhambação na internet sobre as trapalhadas do governo. O bom humor é o melhor antídoto contra a tragédia petista. Assista.

A entrevista é com o vice-presidente nacional do PSDB e ex-governador de São Paulo, Alberto Goldman. Ao completar 60 anos de vida pública, ele conta desde a sua origem no movimento estudantil, passando pela primeira eleição como deputado, em 1970, pelo MDB, mas como integrante do Partido Comunista Brasileiro na clandestinidade, e toda a longa e vitoriosa trajetória política até o seu auge, quando governou o Estado, entre abril de 2010 e janeiro de 2011.

Engenheiro da Escola Politécnica da USP, pianista, jogador de basquete (esporte que ainda pratica), Goldman é um dos políticos mais experientes do país. Duas vezes deputado estadual, seis vezes deputado federal, três vezes secretário de Estado e ministro dos Transportes do presidente Itamar Franco, ele analisa a atual crise do país e opina sobre o futuro do PT e do governo Dilma Roussef.

Ex-integrante do chamado "MDB autêntico", nome forte na luta pela redemocratização brasileira e um dos que se mantiveram fiéis ao PMDB quando várias outras lideranças de São Paulo e do Brasil fundaram o PSDB, em 1988, ele não poupa críticas aos antigos companheiros. Assista a entrevista na íntegra.

A matéria da semana mostra o lançamento do livro "Reforma Eleitoral no Brasil - Legislação, Democracia e Internet", obra organizada pelo jurista e professor Joaquim Falcão com uma série de 15 artigos sobre o tema. Publicado pela editora Civilização Brasileira, o livro é fruto de uma parceria entre o Estadão e a Faculdade de Direito da Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro. Veja a matéria completa.

No debate final, "De como Aécio e Marina ajudaram a eleger Dilma", tema do novo livro do jornalista, publicitário e especialista em marketing político Chico Santa Rita e da historiadora Fernanda Zuccaro.

A presidente Dilma Roussef foi eleita não por mérito ou pelas qualidades que (não) possuía, mas essencialmente pelos erros das campanhas de Aécio Neves e de Marina Silva. Essa é a principal conclusão do livro que reúne uma análise detalhada da propaganda dos candidatos, com rigor científico e a revelação de bastidores das eleições.

Pioneiro no ramo, responsável por mais de 150 campanhas eleitorais em 40 anos, Chico Santa Rita responde se o marketing político está desvirtuado. Para que servem as técnicas empregadas nas campanhas? O que o eleitor espera dos seus candidatos, afinal?

Mentiras sem respostas, truques de propaganda, estelionato eleitoral para vender um Brasil feliz e colorido que não existe. O uso da máquina, a superioridade de tempo e o excesso de recursos da campanha de Dilma. Tudo isso é debatido pelos autores do livro.

O publicitário, que em 1993 foi o responsável pela campanha vitoriosa do presidencialismo contra o parlamentarismo no plebiscito sobre o sistema de governo desejado pelos brasileiros, conta se hoje ainda recomendaria a manutenção da chefia de Estado e de Governo na Presidência da República. Assista a íntegra do debate.

#ProgramaDiferente é exibido na TVAberta de São Paulo todos os domingos, às 21h30.

Na internet, está disponível na TVFAP.net e em programadiferente.com na íntegra. Assista.