domingo, 25 de outubro de 2015

Os 40 anos do assassinato de Vladimir Herzog



Passadas quatro décadas do assassinato do jornalista Vladimir Herzog pela ditadura, ocorrido em 25 de outubro de 1975, e no ano em que a redemocratização do país completa 30 anos, com a eleição de Tancredo Neves em 1985 para substituir o último dos generais que se sucederam como presidentes da República nos 21 anos do regime militar, a TVFAP.net debate o que representa para o Brasil este emblemático episódio da morte de Vlado, 40 anos depois. Assista.

Participaram deste bate-papo especial para o #ProgramaDiferente:

Clarice Herzog, publicitária, formada em Ciências Sociais pela USP, mulher de Vladimir Herzog, é a Clarice da música "O Bêbado e a Equilibrista", de João Bosco e Aldir Blanc, eternizada na voz de Elis Regina, um símbolo da resistência militar.

Ivo Herzog, engenheiro naval, é filho do jornalista Vladimir Herzog e diretor-executivo do Instituto Vladimir Herzog; tinha 9 anos quando o pai foi assassinado, aos 38, em 1975.

Audálio Dantas, jornalista, 86 anos de idade e mais de 60 de profissão, um dos mais respeitados nomes da imprensa brasileira; era o presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo à época do assassinato de Vladimir Herzog e é o autor do livro "As Duas Guerras de Vlado".

Assista a íntegra do debate sobre os 40 anos da morte de Vladimir Herzog, as lembranças dos familiares, a importância dos atos de protesto e de indignação após a sua morte, a lei da anistia, a comissão da verdade, os direitos humanos, o processo movido contra a União, a retificação do registro de óbito com o reconhecimento oficial de que a morte foi decorrente de lesões e maus tratos nas dependências do 2º Exército, os movimentos atuais, a crise do governo e a eterna luta pela democracia.

Veja também o programa em Homenagem a Vlado e outro programa, deste 25 de outubro, de Celebração à Democracia.

Saiba mais sobre a vida e a morte de Vlado:

Vladimir Herzog (Wikipedia)

Biografia do jornalista

Prêmio Vladimir Herzog

Mataram o Vlado (Guia do Estudante)

Vlado: resistir é preciso

Vlado & Birri: Encontros

Prisão, tortura e morte (Paulo Markun)

Vlado, 30 anos depois (Filme de João Batista de Andrade)