Neste fim-de-semana, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e o governador do Estado, José Serra, inauguraram a Ciclovia Marginal Pinheiros, na zona sul da capital. A via tem 14,8 km de extensão e vai da estação Vila Olímpia até a avenida Miguel Yunes, seguindo paralela ao Rio Pinheiros e à linha dos trens da CPTM.
A implantação de ciclovias é uma das lutas mais marcantes da pré-candidata do PPS ao Governo paulista, Soninha Francine. Tanto na formulação de propostas em âmbito estadual quanto na campanha municipal, quando foi candidata à Prefeitura de São Paulo, a atual subprefeita da Lapa colocou a questão da mobilidade urbana e da reconfiguração do território como prioridades da gestão.
Uma das condições para o apoio do PPS à reeleição do prefeito Gilberto Kassab, no segundo turno das eleições de 2008, foi justamente a aceitação de uma série de pontos do programa de governo da então candidata Soninha para a Prefeitura.
As ciclovias estavam entre os pontos destacados - lembrando que o cicloativismo foi a principal marca da campanha, com a candidata do PPS chegando de bicicleta às emissoras de TV para os debates entre os prefeituráveis.
Leia também:
Propostas de Soninha encampadas por Kassab
Soninha e Milton Ferreira pedalam na inauguração da Ciclovia