
Iniciativa do deputado estadual e vice-presidente da UGT, Davi Zaia, o seminário deverá abordar questões relativas a participação voluntária do cidadão e a responsabilidade do poder público na melhoria da qualidade de vida da população.
Davi Zaia é também 2º vice-presidente do Legislativo paulista e integrante da Comissão Permanente de Assuntos Metropolitanos. É autor de um projeto de lei em tramitação que cria a Semana da Arborização Voluntária no Estado de São Paulo, com o objetivo de estimular o ato voluntário de as pessoas poderem plantar sua árvore, no quintal, jardim, no alto do edifico onde moram, ou mesmo na rua, com a participação do poder público.
A idéia do seminário é trazer a opinião de especialistas no assunto, provocar o debate e levantar propostas, que possam ser utilizadas para aperfeiçoar o projeto na forma de emendas. Foram convidados como palestrantes o secretário Municipal de Meio Ambiente de São Paulo, Eduardo Jorge; o gerente de Cidades e assessor executivo do Programa Município Verde da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, José Walter Figueiredo Silva; a representante do Grupo de Trabalho de Meio Ambiente e Mobilidade Urbana do Movimento Nossa São Paulo, Nina Orlow; o arquiteto paisagista Raul Pereira; o prefeito de São Sebastião da Grama, Emílio Bizon Neto; e o meteorologista, especialista em hidrometeorologia, Phd e livre docente pela USP, Augusto José Pereira Filho.
Os temas abordados serão: “A Política de Arborização Urbana da Cidade de São Paulo”; “A Arborização no Programa Município Verde”; “Fiscalização do Poder Público, Avaliação e Propostas da Sociedade Civil”; A Espécie mais Apropriada para o Plantio”; “A Experiência de um Município” e “Ilhas de Calor”.