segunda-feira, 23 de março de 2009

Soninha tem mais votos que PT e PSDB somados

Na primeira pesquisa de intenção de voto para o Governo do Estado, realizada pelo Datafolha e publicada na Folha de S. Paulo deste domingo, a ex-vereadora e atual subprefeita da Lapa, Soninha Francine (PPS), tem mais votos sozinha do que os dois possíveis candidatos do PSDB e do PT juntos.

Ex-candidata do PPS à Prefeitura, Soninha atinge até 10% de votos para governadora, enquanto o máximo que o tucano Aloysio Nunes Ferreira, secretário da Casa Civil do governo José Serra, alcança é 3%; e os petistas Antonio Palocci, ex-ministro da Fazenda, e Fernando Haddad, ministro da Educação, ficam entre 2% e 5%.

PSDB e PT só ficam na frente na pesquisa quando são colocados os nomes de Geraldo Alckmin e Marta Suplicy. No cenário em que ambos aparecem, Alckmin lidera com 41%, seguido de Marta com 13%. O teto do tucano é 46% (quando o candidato petista é Fernando Haddad) e o de Marta é 19% (quando o nome do PSDB é Aloysio Nunes).

Esta pesquisa consolida pelo menos duas correntes: 1) dentro do PSDB, é um balde de água fria nas pretensões de Aloysio Nunes e o impulso que faltava para selar a aproximação entre Serra e Alckmin, seu atual secretário de Desenvolvimento (provavelmente em uma chapa com o democrata Guilherme Afif de vice); 2) dentro do PT, a certeza de que Marta não pode disputar - e perder - mais uma, e o desespero petista para encontrar um nome que tenha alguma densidade para disputar com Alckmin.

Para o PPS, é mais uma demonstração do acerto que foi trazer Soninha para o partido, como símbolo da nova cara da política que pretendemos implementar em São Paulo e no país.