terça-feira, 11 de junho de 2019

Servidor paulistano poderá ter até 5 "meios-feriados": Bruno Covas suspende expediente na Prefeitura em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo Feminina

Se depender da torcida dos funcionários da Prefeitura de São Paulo, a seleção brasileira feminina vai longe na Copa do Mundo da França. Isso porque, assim como o ineditismo de ter pela primeira vez a transmissão ao vivo dos seus jogos pela Rede Globo, o prefeito Bruno Covas (PSDB) também inova ao suspender o expediente do funcionalismo municipal nos dias de jogos - uma prática que era restrita à seleção masculina.

Há uma possibilidade de até 5 dias de trabalho reduzido em São Paulo. Ou seja, quanto melhor a participação das brasileiras na Copa da França, haverá mais jogos e consequentemente mais folga e menos horas trabalhadas para os servidores paulistanos. Então, obviamente a torcida pelo sucesso das meninas (ou nem tão meninas assim, como Marta, com 33 anos; Cristiane, 34; e Formiga, 41) é total! Dá-lhe, Brasil!

Nesta quinta-feira, 13 de junho, por exemplo, o expediente será suspenso a partir das 11h para o jogo Brasil x Austrália que acontece às 13h. Na próxima terça-feira, dia 18, tem Brasil x Itália às 16h, mas o expediente será encerrado às 14h. Se o Brasil se classificar, o mesmo deve acontecer nas próximas fases (oitavas, quartas e semifinal), com jogos no meio da semana. As horas não trabalhadas devem ser compensadas até 30 de setembro, segundo o decreto do prefeito.

Ainda não há informação se a Câmara Municipal também vai dispensar seus funcionários ou se o horário dos jogos vai interferir no funcionamento do plenário (o jogo de terça-feira, às 16h, por exemplo, acontece num horário que coincide com a realização das sessões). Atualizaremos essa informação assim que estiver disponível.

A medida surpreende pelo fato de a população não estar assim tão ligada na participação do Brasil na Copa Feminina. Com outro detalhe: a concorrência da seleção masculina na Copa América, que terá o seu primeiro jogo nesta sexta à noite e divide as atenções do público. Por enquanto, não há nenhum clima de torcida na cidade, não se vêem bandeiras nem ruas enfeitadas. Covas é, de fato, um torcedor otimista.