domingo, 21 de outubro de 2018

Avança aproximação entre Rede Sustentabilidade e PPS, a partir da parceria entre as fundações ligadas aos dois partidos; fusão é possibilidade concreta

Ao reeleger o jornalista Luiz Carlos Azedo como diretor-geral e o senador Cristovam Buarque presidente do seu Conselho Curador, neste sábado, 20 de outubro, a FAP (Fundação Astrojildo Pereira) deu também um passo concreto na aproximação entre a Rede Sustentabilidade e o PPS, que junto com o PV conversam sobre a formação de um bloco parlamentar no Congresso Nacional e ensaiam até mesmo uma fusão entre esses partidos.

Além de renovar o mandato de seus dirigentes (eleitos por dois anos com direito a uma reeleição), a FAP, que é a fundação vinculada ao PPS mas que tem entre seus conselheiros a maioria de integrantes não filiados ao partido, oriundos principalmente do meio acadêmico, fez um gesto decisivo neste diálogo suprapartidário: incorporou no Conselho Curador recém-eleito dois novos membros indicados pela direção da Rede Sustentabilidade, que são também dirigentes da sua Fundação Rede Brasil Sustentável.

Presente à reunião da FAP deste sábado em Brasília, o porta-voz nacional da Rede, Pedro Ivo Batista, indicou em nome da direção do partido de Marina Silva e de Heloisa Helena, presidente da Fundação Rede Brasil Sustentável, seus dois representantes para o Conselho Curador da FAP: o economista Bazileu Margarido, eleito vice-presidente de Cristovam Buarque, e a antropóloga Jane Villas Boas.

Este pode ser o primeiro e histórico passo para o nascimento de uma nova formatação partidária, ao menos no seu conteúdo teórico e programático, que tenha a defesa da democracia e da sustentabilidade como princípios, faça oposição responsável ao próximo governo e que poderá surgir com a participação ainda do PV, dos movimentos pela renovação da política (que já selaram parceria com a Rede e o PPS nas eleições deste ano) e de parlamentares egressos de outras legendas.

Além de Azedo e Cristovam Buarque, patrocinadores dessa aproximação entre as fundações dos dois partidos, também o presidente do PPS, Roberto Freire, dirigentes nacionais, estaduais e parlamentares estão empenhados no diálogo para possibilitar uma fusão. Pelo PV,  Eduardo Jorge e Alfredo Sirkis também já manifestaram publicamente seu entusiasmo com a ideia.

Um bloco ou uma fusão entre PPS, PV e Rede resultaria de imediato em uma bancada de 8 senadores (cinco eleitos pela Rede, dois pelo PPS, mais o senador Reguffe, atualmente sem partido) e 13 deputados federais (oito eleitos pelo PPS, quatro pelo PV e uma pela Rede).

O Blog do PPS e o #ProgramaDiferente acompanham a Rede Sustentabilidade desde a sua criação, e sempre defenderam e promoveram essa aproximação entre PPS, PV e Rede. Veja abaixo uma série de postagens, entrevistas exclusivas e opiniões sobre o partido de Marina Silva e este caminho da democracia e da sustentabilidade que enfim parece estar sendo trilhado por todos.

Sustentabilidade em festa, velha política em luto