segunda-feira, 7 de agosto de 2017

#ProgramaDiferente Especial: Reforma Política, o exemplo de Franco Montoro e o Parlamentarismo



O #ProgramaDiferente desta semana mostra um movimento de apoio ao Parlamentarismo, além de homenagear um de seus mais fiéis e entusiasmados defensores, o ex-governador André Franco Montoro, no centenário do seu nascimento. Um sistema de governo presidencialista ou parlamentarista, em meio a esta crise que o Brasil vive, é um tema que precisa ser debatido junto com a reforma política. Assista.

Acompanhamos o lançamento da Frente Parlamentar Franco Montoro, na Assembleia Legislativa de São Paulo, e ouvimos com exclusividade o seu coordenador, deputado estadual Davi Zaia (PPS/SP); o ex-deputado federal e presidenciável do PV, Eduardo Jorge, autor da Proposta de Emenda à Constituição 20/1995 que estabelece o parlamentarismo no Brasil; e o deputado estadual Roberto Tripoli (PV/SP); todos militantes convictos da tese.

Este programa especial que discute o parlamentarismo enriquece a reflexão sobre a reforma política com as opiniões do presidente Michel Temer, do historiador Marco Antonio Villa, do jornalista Reinaldo Azevedo e do próprio Franco Montoro, em trecho de uma entrevista memorável ao jornalista Carlos Chagas, falecido no início do ano.

Também fizemos a cobertura do lançamento do livro "A Pátria em Sandálias da Humildade", do jornalista Xico Sá, marcado por um bate-papo sobre futebol e jornalismo com seus convidados Juca Kfouri e Matthew Shirts. Aproveitamos a oportunidade para conversar com os três amigos, além das também jornalistas Astrid Fontenelle e Leda Nagle, sobre política, o atual momento do Brasil, a televisão brasileira e as mídias sociais.