quarta-feira, 10 de abril de 2013

Comissão da Verdade quer Marin e filho de Herzog

Valor Econômico

A Comissão da Verdade da Câmara Municipal de São Paulo convocará o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin, a dar explicações sobre a morte do jornalista Vladimir Herzog em 1975. "Se for verdade [que Marin teve envolvimento na morte], e tudo indica que é, não podemos tê-lo no comando de uma das entidades mais importantes do Brasil, ainda mais agora, com a Copa do Mundo", afirmou o vereador Ricardo Young (PPS), autor do pedido.

Marin, que na época era deputado estadual, pediu, em discurso na Assembleia Legislativa, que o governador investigasse a programação da TV Cultura - em aperte à fala do então deputado Wadih Helu, que pedia a repressão aos "comunistas" da emissora. Dias depois, Herzog, que trabalhava na TV estatal, foi preso, torturado e morto no Destacamento de Operações de Informações - Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-CODI).

Filho do jornalista, Ivo Herzog organiza, com ajuda do deputado federal Romário (PSB-RJ), um abaixo-assinado na internet pedindo a saída de Marin da presidência da CBF. Em resposta, o PTB, partido de Marin, também promove abaixo-assinado em defesa do filiado.

Tanto Marin como Ivo Herzog serão convidados a comparecer à Comissão. O requerimento, protocolado nesta terça-feira, será votado na próxima reunião do grupo, dia 23. A expectativa de Young é que ambos compareçam na reunião seguinte, na segunda semana de maio. "Inicialmente, estamos convidando o José Maria Marin. Se ele não responder, será convocado", disse Young.

Leia mais:

Presidente da CBF e filho de Herzog batem boca na Folha