sábado, 18 de junho de 2016

O Brasil e os 85 anos de FHC no #ProgramaDiferente



Neste 18 de junho, dia em que Fernando Henrique Cardoso completa 85 anos de idade, vale rever um #ProgramaDiferente inteirinho com o ex-presidente, certamente um dos mais lúcidos, coerentes, sensatos e testados analistas do atual momento político brasileiro. Assista.

Formado em Sociologia, ingressou em 1952 como professor na USP, aos 21 anos. Viveu exilado no Chile e na França entre 1964 e 1968. FHC estreou na política eleitoral em 1978, como suplente de Franco Montoro no Senado. Depois, eleito Senador em 1986, participou decisivamente da Assembléia Nacional Constituinte.

Ministro da Fazenda de Itamar Franco, coordenou a elaboração do Plano Real. Elegeu-se Presidente de República em 1994, sendo reeleito em 1998, ambas as vezes no 1º turno. 

Intelectual e escritor, FHC se tornou um virtuoso das ideias e mantém firme a sua militância em favor do desenvolvimento e da justiça social no Brasil.

Neste momento em que o Brasil atravessa uma das suas mais graves crises políticas, parece oportuno resgatar o papel fundamental de FHC para a estabilização econômica e a consolidação da democracia. Muito deste trabalho é eternizado pela Fundação FHC.

Se compararmos os oito anos do presidente Fernando Henrique, somados aos dois anos do presidente Itamar Franco, depois do impeachment do Collor, com os oito anos do Lula e os cinco da Dilma, dá vontade de voltar no tempo.

Por mais que fizéssemos oposição a FHC, com uma série de críticas ao governo tucano, temos de reconhecer os avanços para o país. Além disso, após virem a público os métodos e os escândalos dos governos petistas, aumenta o nosso sentimento de nostalgia.

Por isso, homenagear FHC é valorizar as conquistas democráticas e os princípios republicanos. Também resgatamos um pouco da história do Real, que botou em ordem a economia brasileira a partir do governo Itamar, há 22 anos, e exibimos com exclusividade trechos de um encontro recente com Fernando Henrique, em que ele analisa a atual crise que levou ao processo de impeachment da presidente Dilma.

Assista também a íntegra do bate-papo com os jornalistas Eliane Cantanhêde e Ricardo Gandour exibido com exclusividade pela TVFAP.net - onde FHC mostra segurança e uma leveza que só o "peso" da idade permite.