terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

"Senadora Soninha, que tal?", por Christina Lemos

É por essas e outras que cada vez mais gente enxerga em Soninha Francine, lançada pré-candidata pelo PPS ao Governo de São Paulo, uma alternativa consistente para o Senado Federal. Seria o nome, de fato, para abrir e renovar o mausoléu brasiliense.

Pelo último levantamento do Datafolha, Soninha tem mais votos que Mercadante, Tuma e Quercia na capital paulista. No interior, onde é menos conhecida, também está na briga e tem grande potencial de crescimento.

No portal R7.com, da Rede Record, a analista política Christina Lemos trata da possibilidade de Soninha ser lançada ao Senado por São Paulo. Leia abaixo:

Senadora Soninha Francine – que tal?

Em São Paulo, pré-candidata ganha até de Mercadante.

Se o senado anda meio sem sal, carecendo de uma lufada de ar fresco e novas ideias, que tal uma ex-VJ da MTV para espantar o marasmo? Se depender das sondagens de intenção de voto em Soninha Francine (PPS/SP) na capital paulista, as coisas bem que podem se animar por lá.

Soninha é pré-candidata ao governo do estado, com índices de 7% a 9%. Está sendo sondada para vice numa chapa com Geraldo Alckmin. Mas quando o assunto é senado, a ex-vereadora bate os 35% de intenções de voto na capital, superando o petista Aloísio Mercadante, que tenta a reeleição.

Para chegar a Brasília, a socialista, contudo, precisaria melhorar seu desempenho no interior, onde alcança 13% e é menos conhecida. Seu forte é entre os mais jovens: 34% entre os de 16 a 24 anos.

Soninha elegeu-se em 2004 vereadora pelo PT e exerceu o mandato até 2008. Dedicou-se à defesa dos Direitos Humanos dos GLBTs (Gays, Lésbicas, Bissexuais, Transexuais e Travestis) e jovens, trabalhou pelo esporte, a cultura e a acessibilidade para deficientes físicos.

Não conseguiu eleger-se à Câmara Federal, nem à prefeitura de São Paulo, já pelo PPS, e terminou com 4,19%.

Quem sabe Soninha não bota para tocar outras baladas no senado, a partir do voto jovem?


Leia também:

Começam a se desenhar os cenários para outubro

Os cenários para o PPS e para Soninha em 2010

Soninha bate PT e Skaf na pesquisa Vox Populi