quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Manos e minas na política: Rapper Xis entra no PPS

"Quem disse que só tem um jeito de fazer política?" O slogan do PPS e da campanha de Soninha se materializa e ganha força com a filiação de Marcelo Santos, o rapper Xis, artista oriundo da periferia paulistana e consagrado por sucessos populares como "Us Mano e As Mina".

Nascido na zona leste, Xis deu início à vida musical em 1992, ao criar o grupo de rap DMN, onde permaneceu até 1999, quando decidiu seguir carreira solo. Em 1997, gravou o compacto De Esquina com o rapper Dentinho e produzido pelo DJ Hum.

Em 2000, lançou o primeiro CD solo: Seja Como For, inicialmente pela sua própria gravadora, a 4P (que significa "Poder Para o Povo Preto"), criada em parceria com KL Jay, do grupo Racionais MC's.

Com o sucesso estrondoso da música Us Mano e As Mina, recebeu da gravadora Trama um contrato de distribuição do disco. A música rendeu a Xis o prêmio de "Melhor Videoclipe de Rap" no VMB (Video Music Brasil), da MTV, naquele ano.

Em 2001, lançou seu segundo álbum, Fortificando a Desobediência, pela Warner Music.

Participou da segunda edição da Casa dos Artistas, do SBT, em 2002. No mesmo ano, conquistou seu segundo troféu de "Melhor Videoclipe de Rap" no VMB.

Desde 2008, é apresentador do programa Combo Fala + Joga , da PlayTV, e do programa Hip-Hop Mix, na Rádio Mix FM.

A filiação de Xis ao PPS é bastante significativa. É o primeiro vínculo partidário do artista, que terá papel fundamental na discussão de políticas públicas de cultura, educação, juventude, esportes, movimento negro etc.

Há um espaço a ser ocupado por quem pretende fazer uma política diferenciada, com atitude e linguagem própria, e que atinge em cheio essa parcela da população desencantada com a política, como eu e você. Relembre aqui o sucesso Us Mano e As Mina. Xis é o cara!