segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Alberto Goldman: Menos um democrata :´-(



Nossa homenagem a Alberto Goldman, ex-governador de São Paulo que morreu aos 81 anos neste domingo, 1º de setembro. Em 2015, ao completar 60 anos de vida pública, Goldman foi um dos entrevistados do #ProgramaDiferente.

Ele contou desde a sua origem no movimento estudantil, passando pela primeira eleição como deputado, em 1970, pelo MDB (mas como integrante do Partido Comunista Brasileiro na clandestinidade), e toda a longa e vitoriosa trajetória política até o seu auge, quando assumiu o Governo do Estado, entre abril de 2010 e janeiro de 2011.

Engenheiro da Escola Politécnica da USP, pianista, jogador de basquete (esporte que ainda praticava), Goldman era um dos políticos mais experientes do país. Duas vezes deputado estadual, seis vezes deputado federal, três vezes secretário de Estado e ministro dos Transportes do presidente Itamar Franco, ele analisou a crise do país e opinou sobre o futuro do PT e do governo Dilma Roussef, que enfrentaria um impeachment.

Ex-integrante do chamado "MDB autêntico", nome forte na luta pela redemocratização brasileira e um dos que se mantiveram fiéis ao PMDB quando várias outras lideranças de São Paulo e do Brasil fundaram o PSDB, em 1988, ele não poupou críticas aos antigos companheiros. Assista.

Relembre também:

Bloco democrático e reformista é lançado para tentar impedir a "castástrofe" de um 2º turno polarizado entre candidatos extremistas à direita e à esquerda