quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Líder do PPS, vereador Claudio Fonseca presta justa homenagem a Eduardo Suplicy e seu projeto da Renda Básica de Cidadania como missão de vida



O líder do PPS na Câmara Municipal de São Paulo, vereador Claudio Fonseca, prestou na sessão desta terça-feira, 12 de fevereiro, uma justa homenagem ao vereador Eduardo Suplicy pelo seu empenho na luta para ver implantado no Brasil o projeto da Renda Básica de Cidadania. O Blog do PPS se soma a este reconhecimento público, independentemente de divergências partidárias ou ideológicas. Assista.

Suplicy e a Renda Básica de Cidadania como missão de vida

Para quem entende a política como vocação e dedicação apaixonada por boas causas, a disposição para o bom combate e a busca incansável pelo bem comum e a melhoria da qualidade de vida das pessoas, um nome simboliza e sintetiza este ser político idealista, íntegro, coerente, generoso e necessário para o Brasil: Eduardo Matarazzo Suplicy.

Essa justa homenagem de caráter suprapartidário é um reconhecimento pelo verdadeiro sacerdócio de Suplicy como professor e servidor público, por sua atuação edificante como vereador, deputado estadual, deputado federal, senador e secretário de Direitos Humanos, e pela missão que ele próprio se incumbiu nestes 77 anos de vida exemplar: ser um pregador e batalhador da ideia da Renda Básica de Cidadania.

A garantia incondicional de uma renda suficiente para que todo cidadão possa prover as suas necessidades vitais, como alimentação, saúde, moradia e educação, não importando sua origem, raça, sexo, idade, condição civil ou mesmo socioeconômica, é a essência do espírito de igualdade e dos princípios republicanos que devem ser perseguidos por todos os entes políticos em uma democracia.

Essa proposta da compensação de renda se torna a cada dia mais urgente, principalmente com o aumento desenfreado das desigualdades econômicas e sociais, com o bloqueio do acesso igualitário às oportunidades para todos, e sobretudo com as dificuldades de ingresso no sistema de educação e na obtenção do pleno emprego. Sem contar todos os estudos que mostram que mais da metade das profissões formais existentes hoje em dia vão simplesmente deixar de existir dentro dos próximos 10 anos.

Mais de 30 milhões de vagas com carteira assinada seriam imediatamente extintas se todas as empresas do país resolvessem substituir trabalhadores humanos pela tecnologia já existente. Esse é o maior desafio governamental da atualidade, como reflexo da modernidade no mundo inteiro, que Suplicy trouxe como foco prioritário por todos esses anos da sua atuação como homem público e que desaguou na proposta da Renda Básica.

A preocupação com o tema é global, e deixou há muito de ser plataforma de esquerda ou de direita, de governos progressistas ou conservadores. Até o bilionário Bill Gates, fundador da Microsoft e famoso por defender causas sociais, passou a propor a criação de um imposto específico para robôs que substituirão a mão de obra humana nos próximos anos, destinando esses recursos para um fundo de distribuição de renda para os trabalhadores que perderem suas funções para as máquinas.

É disso que trata a principal causa política e humana de Eduardo Suplicy, que se transformou em sua missão de vida e da qual nos anunciamos discípulos: o direito à cidadania igual e incondicional para todos. Que cada brasileiro possa compartilhar da riqueza comum de nossa nação, com elevado grau de dignidade e com os olhos voltados para a felicidade individual e para o progresso do país.

Desde o primeiro dia de mandato como deputado estadual há 40 anos, em 1979, passando pelas eleições seguintes para deputado federal em 1982 e 1986, vereador em 1988 e 2016, inclusive com a passagem marcante como presidente da Câmara Municipal de São Paulo em 1989 e 1990, e senador por 24 anos, eleito para três mandatos consecutivos em 1990, 1998 e 2006, sua trajetória é marcada pela honestidade, pela humildade, pela ética, pela transparência em todos os atos da vida pública e por essa luta ininterrupta pela construção de um Brasil civilizado e justo, no qual todas as pessoas possam ter vez e voz, igualdade de oportunidades e real influência sobre os nossos destinos.

Por tudo isso rendemos essa merecida homenagem, agradecendo pela atuação política e a trajetória ilibada de Eduardo Matarazzo Suplicy, acima de ideologias ou de cores partidárias, e nos somamos nessa missão de vida por um futuro mais digno para todas as cidadãs e os cidadãos brasileiros. Obrigado, Suplicy. Sigamos em frente com firmeza, sensibilidade, dedicação e coragem por um Brasil melhor.