domingo, 10 de fevereiro de 2019

Será que o Acordo Ortográfico foi só uma piada de português? Conheça as diferenças bem humoradas entre Brasil e Portugal no #ProgramaDiferente



O #ProgramaDiferente desta semana trata do Acordo Ortográfico dos países de língua portuguesa. Mas que bicho é esse, você lembra? Põe acento, tira acento, elimina o trema, põe hífen ou não põe?

A confusão já começa pelas datas. O tratado entre os países, na tentativa de unificar a escrita, foi estabelecido em 1990. A previsão é de que entraria em vigor há 25 anos, em 1994. Oficialmente, entrou há 10, em 2009. Na prática, foi adiado pra 2016. Mas, cá entre nós, pra valer mesmo, não pegou até hoje, 30 anos depois.

Vamos falar das diferenças bem humoradas entre Brasil e Portugal, e desta que talvez seja a verdadeira piada do português, o nosso idioma. Pelo menos, com a inclusão do k, do w e do y no nosso alfabeto, já podemos ter aqueles nomes hollywoodianos lindos no Brasil, que causam bullying e levam 10 minutos pra soletrar, e até rir no WhatsApp com o famoso (e enfim oficial) kkk. Assista.