quarta-feira, 20 de junho de 2018

Quais os efeitos da absolvição pelo STF da presidente do PT, Gleisi Hoffmann, acusada de corrupção?

Todo mundo é inocente até prova em contrário, certo? Então, qual leitura devemos fazer da absolvição da presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann, pelo Supremo Tribunal Federal?

1) Ela é inocente, coitadinha, e foi acusada injustamente de ter participado de esquemas de corrupção e lavagem de dinheiro?

2) A Procuradoria-Geral da República foi irresponsável e incompetente na apresentação da denúncia e não conseguiu provar as acusações e delações feitas contra a senadora?

ou 3) O Supremo Tribunal Federal virou terra de ninguém e a maioria dos ministros faz parte de um grande acordão de preservação do atual sistema político, inclusive para garantir a sua própria estrutura e sobrevivência, mantida por indicações e conchavos?

Aqui não há nenhuma acusação, simplesmente as leituras possíveis desta mais recente decisão do Supremo. E o que vem por aí, agora? A saída de Lula da cadeia ou a confirmação de sua pena e novas condenações? A punição aos corruptos de todos os partidos ou o pé no freio da Operação Lava Jato?

E nas eleições, quais os efeitos dessa decisão? Teremos #LulaLivre ou já basta ao PT essa absolvição de sua presidente para dar novo fôlego à narrativa do golpe e do vitimismo lulista? De qualquer modo, queiramos ou não, o STF está dando munição para a guerra eleitoral de outubro. Vamos ver no que vai dar, mas coisa boa não é.