terça-feira, 19 de junho de 2018

Imprensa especula nome de Roberto Freire como possível vice da presidenciável Marina Silva

Na bolsa de especulações eleitorais que ganham fôlego enquanto as atenções da maioria da população e da própria imprensa estão voltadas para o desempenho da Seleção Brasileira na Copa do Mundo da Rússia, o fato novo na política é a eventual sondagem ao presidente nacional do PPS, Roberto Freire, para a vaga de vice na chapa de Marina Silva (Rede) à Presidência da República.

Após sinais emitidos nos jornais e nas redes sociais por parlamentares da Rede Sustentabilidade, como o deputado federal Miro Teixeira e o senador Randolfe Rodrigues, a própria presidenciável Marina Silva afirmou que o experiente Roberto Freire se encaixaria no perfil que procura para ser o candidato a vice-presidente de sua chapa. A ex-senadora avaliou que Freire tem a "credibilidade" para assumir a função.

"Qualquer discussão de nome nunca colocamos à frente do programa", ponderou Marina. "Quero alguém que seja complementar para esse momento histórico que o Brasil está vivendo no diálogo com partidos, no diálogo com a sociedade e no diálogo com meu próprio partido."

Nas atuais circunstâncias, embora pareça um tanto improvável o apoio do PPS à candidatura de Marina, repetindo a coligação nacional das eleições de 2014, há entusiastas desta nova aliança tanto na Rede quanto no PPS - que enxergam com bons olhos esse protagonismo de ambos e o potencial de mexer com os rumos da corrida presidencial.

Há, no momento, um encaminhamento majoritário do PPS pelo apoio ao presidenciável Geraldo Alckmin (PSDB), enquanto Roberto Freire segue pré-candidato à reeleição como deputado federal por São Paulo.

Porém, as dificuldades eleitorais do tucano e a busca de um nome viável e de consenso do chamado "centro democrático e reformista" pode alterar completamente o cenário até a oficialização das candidaturas, nas convenções partidárias que vão ocorrer entre o final de julho e o início de agosto.

Alea jacta est (a sorte está lançada).

Veja também:

Reunião de militantes do chamado centro democrático e reformista busca construir candidatura de consenso

"Ninguém" é o candidato mais lembrado nas pesquisas

Pesquisa por telefone mostra Bolsonaro na liderança

FHC quer "união de setores progressistas"