segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Eduardo Suplicy será candidato a vereador para fortalecer o PT e o prefeito Haddad contra Marta



O ex-senador Eduardo Matarazzo Suplicy, atual secretário de Direitos Humanos da Prefeitura de São Paulo, admite com exclusividade ao #ProgramaDiferente que será candidato a vereador para fortalecer o PT e o prefeito Fernando Haddad contra Marta Suplicy (pré-candidata a prefeita pelo PMDB) nas eleições municipais de outubro. Assista.

O objetivo da direção petista é fazer de Suplicy o "puxador de votos" da sua bancada de vereadores, que ocupa atualmente 10 cadeiras no Legislativo paulistano e tende a diminuir para a próxima legislatura com a altíssima rejeição do eleitorado ao PT.

A aposta é que Suplicy e o próprio Haddad possam descolar em certa medida da imagem negativa do PT na campanha, com um discurso para fora do partido, atingindo diversos segmentos da população e recuperando votos em setores descontentes com as gestões petistas.

Não é a toa que Suplicy defende as investigações contra o partido, admite que "erros" possam ter sido cometidos e prega que os culpados sejam punidos. É a mesma linha do marketing adotado por Haddad, que inclusive critica a presidente Dilma Rousseff e já acena para a oposição propondo um entendimento pela governabilidade.

Essa aproximação entre PT e PSDB, considerada até então improvável, não pode ser totalmente descartada. Principalmente se for confirmado o favoritismo do candidato Celso Russomanno (PRB) à Prefeitura, fato que pode deixar o PSDB, dividido entre três pré-candidaturas, fora do 2º turno.

Com isso, parte dos tucanos poderia eventualmente votar em Haddad contra Russomanno. Isso, claro, se o próprio Haddad não ficar de fora do 2º turno, atual desejo de nove entre dez eleitores. Falta combinar tudo isso com os russos(manos) e paulistanos.