terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Os 457 anos da cidade de São Paulo

São Paulo chega ao seu 457º aniversário com uma qualidade de vida melhor. Não que a situação esteja perto do ideal. Não está. Mas ao menos a impressão do paulistano, registrada pela pesquisa Ibope contratada pela Nossa São Paulo, é de melhoria da cidade se comparada aos anos anteriores.

Os moradores da região da Subprefeitura da Lapa, que há dois anos é administrada pelo PPS - primeiro pela ex-vereadora Soninha Francine e posteriormente pelo presidente municipal do partido, Carlos Fernandes - estão entre os que apresentam maior índice de satisfação com a qualidade de vida na cidade.

De modo geral, entre os aspectos com avaliação bastante positiva estão as campanhas de vacinação, o respeito aos direitos humanos e o acesso ao uso da internet. Outras questões subjetivas ou pessoais da vida dos paulistanos, como a relação com a família e amigos, a espiritualidade e a carreira profissional também se destacam positivamente.

Comparativamente à pesquisa de 2009, os itens que apresentam mais significativa melhoria são relacionados às áreas da juventude, meio ambiente, segurança e habitação.

O que precisa melhorar

Por outro lado, itens relacionados à saúde e ao lazer/modo de vida registram piora no último ano. Tal como no ano anterior, aspectos relativos à transparência e a honestidade dos governantes e das instituições e aos espaços e oportunidades de participação política, apresentam os menores níveis de satisfação.

De todo modo, a avaliação do Poder Público municipal registra melhoria entre 2009 e 2010 e os resultados confirmam que o nível de satisfação com a qualidade de vida de São Paulo possui relação com a avaliação destas instituições.

De acordo com a pesquisa, a Câmara Municipal é a instituição menos confiável para os paulistanos: 36% dos pesquisados disseram confiar no Legislativo paulistano. Embora ainda baixo, o índice também registrou uma sensível melhora, pois na pesquisa de dezembro de 2009 a porcentagem dos que confiavam na instituição era de apenas 24%.

Números totalizados, resta uma expectativa otimista para a administração do prefeito Gilberto Kassab e para a gestão do vereador José Police Neto na presidência da Câmara Municipal. Certamente o PPS tem contribuído para essa melhora, com a atuação destacada de seus vereadores Claudio Fonseca e Milton Ferreira (veja também o Blog da Liderança).

Que em 2011 a cidade esteja ainda melhor, com mais qualidade de vida, justiça social e igualdade de oportunidades. O PPS segue firme em seu papel fiscalizador, atuante e propositivo na sociedade.