quinta-feira, 18 de junho de 2015

Veja a íntegra da palestra de Marina na Câmara de SP



Assista aqui a íntegra da palestra da ambientalista e ex-senadora Marina Silva na Câmara Municipal de São Paulo, no dia 9 de junho de 2015, em celebração à Semana do Meio Ambiente. 

A palestra em si começa aos 14 minutos do vídeo, pois há uma introdução do vereador Ricardo Young (PPS), presidente da Comissão Extraordinária do Meio Ambiente da Câmara Municipal de São Paulo, e também de outros vereadores. 

O auditório Prestes Maia, o chamado "Plenarinho", ficou lotado (inclusive exigindo a colocação de cadeiras extras). Cidadãos e vereadores de diversos partidos (PT, PSDB, PMDB, PSB, PV, PTB, PHS e PPS) participaram e ouviram Marina sobre os desafios do desenvolvimento sustentável, os retrocessos da agenda ambiental e as demandas urbanas.

“Há um retrocesso muito grande em relação a todas as conquistas da sociedade brasileira. Da questão trabalhista à ambiental", afirmou a ex-senadora. Retrocessos que começaram pela questão indígena e ambiental e que hoje chegam aos trabalhadores.”

Para a idealizadora da Rede Sustentabilidade, a bandeira ambientalista precisa ser entendida como uma agenda da sociedade. Crítica à maneira como as questões ambientais vem sendo discutidas atualmente no Brasil, ela pontuou como retrocessos o Código Florestal e o desmatamento na Amazônia, por exemplo, que aumentou 62,7% entre fevereiro e abril deste ano, somando uma área de 550 km² no trimestre.

“Um projeto de país é aquele que institucionaliza as conquistas e essas não são ‘fulanizadas’ ou partidarizadas”, disse Marina. Para ela, isso vale para todas as esferas do poder. “Nós, que somos gigantes pela própria natureza, ainda não aprendemos a ser gigantes em relação à natureza que temos.”

Veja ainda a entrevista exclusiva de Marina ao #ProgramaDiferente, da TVFAP.net, e também a sua rápida coletiva à imprensa, nesta mesma data.

O #ProgramaDiferente é exibido na TVAberta de São Paulo todos os domingos, às 21h30.

Na internet, está disponível na TVFAP.net e em programadiferente.com na íntegra.