quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Tente entender a estranha lógica petista no governo

O PT passou 12 anos no governo federal prometendo o paraíso para os miseráveis. "País rico é país sem pobreza", anuncia o slogan tatibitate de Lula e Dilma, com ações assistencialistas e populistas que se tornaram praticamente um convite: "Vem pra classe média você também". Irrecusável.

A maior referência dessa ascensão social - assim como do progresso do país - sempre foi a indústria automobilística. Não foram poucos os incentivos (fiscais, econômicos, sociológicos, publicitários) para cada brasileiro ter o seu carro próprio, comprado em prestações a perder de vista.

Mais que um meio de transporte individual, o automóvel particular na Era Lula se consolidou como o maior símbolo do novo status dessa classe média emergente. Chega de pobreza! Se a minha família estiver inscrita no Bolsa-Família, no Minha Casa Minha Vida e no ProUni teremos praticamente um passaporte sem escala para o fictício Jardim do Éden...

Embora na realidade a grande massa permaneça sobrevivendo miseravelmente no Jardim Ângela, no Parque Santo Antonio, no Capão Redondo ou na Cidade Tiradentes, com índices de criminalidade estratosféricos, mas com um carrinho na porta da casa reformada, uma gambiarra de TV a cabo para assistir a tela plana e uma linha branca comprada no crediário (fogão, geladeira e microondas tinindo de novos!).

Além de insensata e irresponsável, essa lógica de "progresso" e consumismo, medida primordialmente pela alta na produção e na venda de automóveis, é quebrada pelos próprios petistas.

Enquanto Dilma e Lula se esforçam para apresentar na TV um país das maravilhas que o brasileiro comum não consegue enxergar, outras figuras como Fernando Haddad e Marilena Chauí põem tudo a perder.

Andam na contramão o prefeito da maior capital brasileira, que elege o automóvel particular como maior vilão e inimigo da sua gestão, repetindo feito um papagaio a cantilena fácil da sustentabilidade, mas sem compreender a sua real complexidade, assim como o maior ícone petista da intelectualidade quando vem a público declarar que "odeia a classe média", justamente esses ungidos e mantenedores do lulismo.

Ora, ora... Dá pra entender essa esquizofrenia petista?

Símbolo de status: até Lula tirou onda de Camaro amarelo
Se o automóvel particular é termômetro do progresso do país e do sucesso do PT no governo, acaba sendo também o mais claro indício da sua derrocada quando os números da indústria começam a refletir a recessão e o desemprego insurgente

E agora, de que lado o PT está? Da indústria ou do trabalhador? Do consumo ou da sustentabilidade? Do transporte individual ou coletivo?

Não é apenas na economia que o PT vive essa dualidade incongruente. É principalmente na política.

O partido que nos anos 80 e 90 se formou na oposição aos políticos tradicionais hoje governa de braços dados com Sarney, Collor, Maluf e congêneres.

Sem mencionar que coloca o PCC no chinelo como verdadeiro "partido do crime".

Quem usava a Folha ou a Veja como vitrine para suas virtuosidades - e consequentemente como trampolim eleitoral - hoje rotula esses veículos históricos, aliados convenientes do velho PT na oposição (e no desmascaramento dos antigos adversários, agora aliados), de "imprensa golpista", quando o golpismo indisfarçável é deste novo PT pragmático, da mídia cooPTada e dos "blogueiros amigos".

Quem nomeou Joaquim Barbosa para o Supremo Tribunal Federal enaltecendo, além de ser o primeiro negro (o que era positivo para o marketing petista), o seu preparo, conhecimento, discernimento e independência, hoje o persegue justamente por essas qualidades.

Quais são os inimigos públicos do PT hoje em dia? A imprensa, o Ministério Público, a Justiça, os partidos de oposição, a esquerda mais tradicional... E, em linhas gerais, qualquer instituição democrática com princípios republicanos que possa representar o mínimo obstáculo para a permanência desta corja empoderada.

A possibilidade da mudança está em nossas mãos, ao toque de um dedo na urna eletrônica. Vamos fazer a nossa parte? #MudarFazBem

Leia mais:

Começou a campanha... É melhor Dramin ou Engov?


Dilma e Lula: o "Casal 13" é a cara da derrota


S.O.S Haddad é para não afundar junto todo o PT


Sem-teto, sem-lei, sem-noção, sem-vergonha...


Quem apostar na reeleição de Dilma vai perder!