Essa não deu para entender: o jornal Diário de S. Paulo citou que Soninha Francine é pré-candidata do PPS à Prefeitura de São Paulo, mas na hora de realizar a sua pesquisa de intenção de votos simplesmente omitiu o nome da ex-vereadora. Por quê?
Vejamos o que "pensa" o jornal, no quadro "Jogo Eleitoral", sobre a candidatura de Soninha Francine: "Aliado constante do PSDB, o PPS trabalha para fortalecer o nome da ex-vereadora Soninha. Ela teve destaque nas recentes inserções da legenda no rádio e na TV e é lembrada pela disputa ao governo. Ainda que não lance candidatura, o PPS ganha força na negociação de alianças."
Ou seja, o jornal considera Soninha potencial candidata, mas não a inclui na sua pesquisa. Estranho. Se não bastasse, há um erro de informação: Soninha não é lembrada "pela disputa ao governo". Ela foi candidata à Prefeitura de São Paulo em 2008 (para relembrar: contra Marta, Kassab, Alckmin e Maluf). E será de novo em 2012.
Queiram ou não os adversários, Soninha o único nome "novo", hoje, que se destaca no bolo de pré-candidatos e chegaria a um eventual segundo turno contra o candidato do PT (Marta Suplicy ou Aloizio Mercadante), como teria constatado a pesquisa do Diário de S. Paulo se não tivesse pecado por esquecer - o que é lamentável - ou deliberadamente deixar de fora - o que seria mais grave - a candidata do PPS.
De resto, a pesquisa do Diário de S. Paulo chega basicamente aos mesmos resultados do levantamento do Instituto GPP, contratado pelo PPS, com o eventual candidato do PT liderando a disputa com larga vantagem (desde que José Serra permaneça fora da disputa), e os demais nomes (Gabriel Chalita, José Aníbal e Guilherme Afif) embolados no segundo pelotão.
A divergência entre as duas pesquisas é exatamente o segundo colocado, que chegaria ao segundo turno contra o nome do PT: no lugar de Soninha Francine, o Diário de S. Paulo considerou o nome de Netinho de Paula (PCdoB). Esperamos que nas próximas pesquisas, para o resultado ficar mais verossímil, os jornais e institutos não "esqueçam", nos diferentes cenários avaliados, de nenhum dos pré-candidatos.
Leia também:
Soninha é 2ª em pesquisa GPP para Prefeitura de SP
Quem conhece Soninha vota na candidata do PPS
2012 já começou: política paulistana em ebulição!