quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Marta terá um "tsunami" guardado na bolsa Chanel?

A Folha aponta que a quatro dias da eleição, chega a 18 pontos a vantagem do prefeito Gilberto Kassab (DEM) sobre a adversária Marta Suplicy (PT), segundo pesquisa do Datafolha - Kassab conta com 54% da preferência contra 36% de Marta.

Como 93% dos eleitores afirmam estar "totalmente decididos" sobre seu voto, Kassab está a um passo da reeleição. Lembrando que o prefeito trilha trajetória ascendente, o diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, afirma que "é remota a possibilidade de mudança de quadro". E, só uma onda - um "tsunami" - seria capaz de reverter esse cenário.

"Considerando-se a falta de tempo, só algo muito sério, que mobilizasse a opinião pública, poderia mudar esse quadro", afirmou Paulino.

Estabilidade

O quadro permanece estável, apesar da estratégia da campanha do PT de desqualificação do gestão Kassab e de associação do prefeito ao malufismo. Segundo a pesquisa, a aprovação do governo Kassab se mantém no mesmo patamar da semana passada, sendo ótimo e bom para 59% dos eleitores. A administração é regular para 26% dos eleitores; 15% a avaliam como "ruim/péssimo".

No início do segundo turno, a campanha de Marta também exibiu peças em que se questionava se Kassab era casado ou tinha filhos. Alvo de críticas, a propaganda foi tirada do ar.

"Nenhuma das estratégias do PT surtiu efeito", disse Paulino.

Até porque é o PT que esteve e está ainda associado ao malufismo, à direita e a todos os mais recentes escândalos políticos ocorridos em Brasília, como mensalão, dólar na cueca e outros do mesmo quilate.

Ainda segundo a pesquisa, Kassab é hoje o herdeiro de maior parte dos votos do ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) e do ex-prefeito Paulo Maluf (PP): 77% dos eleitores de Alckmin declaram voto no prefeito, enquanto 11% optarão por Marta. Alckmin teve 22,48% dos votos.

O prefeito herda também 73% dos eleitores de Maluf. Maluf teve 5,91% dos votos no primeiro turno.

Já a maior parte dos eleitores de Soninha Francine (PPS) - 41% - declara voto em Marta. Kassab conta com 34%.

A quantidade de votos recebida por Soninha no primeiro turno, se fosse transferida para Marta, teria colocado a candidata petista à frente de Kassab no dia 5 de outubro. Deve ter gente no PT arrependida até o último fio de cabelo de ter provocado a saída de Soninha. Fazer o quê, né?