segunda-feira, 29 de julho de 2019

É preciso dar um basta nesse presidente mentecapto

Que o presidente Jair Bolsonaro é avesso aos princípios do estado democrático de direito e desqualificado para o cargo que ocupa, nós e boa parte dos brasileiros já sabíamos e alertávamos desde antes da campanha eleitoral.

Não foi à toa que o desconsideramos como opção de voto tanto no 1º quanto no 2º turno de 2018. Porém, mesmo depois de eleito, em vez de se despir do figurino de candidato e agir com alguma dignidade e bom senso, ele segue demonstrando total inépcia, mesquinhez, irresponsabilidade e incompetência.

O problema é que a sucessão de absurdos deploráveis vai muito além da vergonha que ele provoca ao destilar preconceitos e expor seu despreparo em episódios menores do cotidiano, quase folclóricos, que vão de fazer piada com japonês a chamar nordestino de "paraíba".

Em vez de se portar com a grandeza que se espera de um chefe de estado e chefe de governo, ele age como um bobo da corte e desonra parcela significativa do Brasil que não se vê representada por esse personagem grotesco e caricato.

Neste fim-de-semana, Jair Bolsonaro afirmou sem meias palavras que o jornalista americano Glenn Greenwald "talvez pegue uma cana aqui no Brasil". É a mais completa insensatez! Será que o presidente faz a mínima ideia do que é a liberdade de imprensa ou do significado do sigilo da fonte?

No mesmo pronunciamento lastimável, disse também que Greenwald e o deputado federal David Miranda (PSOL-RJ) são dois "malandros" por terem se casado e adotado dois filhos brasileiros, para, segundo o presidente, evitarem uma expulsão do país (isso no contexto da discutível publicação de um decreto que estabelece o rito sumário para a deportação de estrangeiros indesejáveis). 

Justificou ainda a nomeação do filho Eduardo Bolsonaro para a Embaixada dos Estados Unidos como necessidade de ter uma "pessoa de confiança" na busca de "parceiros do Primeiro Mundo" para explorar minério nas reservas indígenas. E afirmou que só "vegetarianos que comem vegetais" (sic) tem preocupação com o meio ambiente.

Se não bastassem as asneiras ditas, faz essa manifestação no mesmo dia em que garimpeiros invadiram a aldeia de Waiãpi, no Amapá, e assassinaram uma liderança da etnia local. São verdadeiras afrontas, absolutamente condenáveis, às garantias constitucionais e aos direitos mais elementares da cidadania.

Alguém precisa dar um basta a essa insanidade. Bolsonaro e os lunáticos que o cercam não tem capacidade nem autoridade moral para governar de forma republicana o Brasil. Vamos esperar até quando para tomar uma atitude política e jurídica para evitar um mal maior à nossa ameaçada democracia?