sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Claudio de Oliveira: "Quem está por trás do Tiririca?"

Segundo o Datafolha, o palhaço Tiririca será o deputado federal mais votado por São Paulo, com cerca de 3% dos votos. Pela projeção do instituto, chegará perto de 900 mil votos.

Isto significa que o palhaço ajudará a eleger muitos políticos do seu partido, o Partido Republicano, e de sua coligação chamada “Juntos por São Paulo”.

A coligação é formada pelo seu partido, o PR, e seus aliados, os companheiros do PT, do PCdoB, do PTdoB e do PRB.

O PRB é o partido do senador Marcelo Crivella, do Rio de Janeiro, candidato à reeleição e apoiado pelo presidente Lula.

Crivella é bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus e sobrinho de Edir Macedo, proprietário da TV Record, da qual Tiririca é funcionário.

Na coligação para a qual Tiririca é puxador de votos, estão candidatos envolvidos no escândalo do mensalão. Entre eles o deputado Valdemar Costa Neto, que renunciou ao mandato para não ser cassado em 2005, sendo eleito em 2006.

E também petistas acusados no processo do mensalão, como João Paulo Cunha e José Genoino Neto.

Como o voto é proporcional, isto significa que cada coligação ganha o número de vagas de deputados conforme a sua votação total.

O deputado Enéas Carneiro, eleito em 2002 com 1,57 milhão de votos, ajudou a eleger mais 3 ou 4 colegas de partidos, todos com menos de 4 mil votos cada.

Em 2006, Enéas foi eleito com 386 mil votos, enquanto a sua primeira suplente, Luciana de Almeida Costa recebeu 3.980 votos e assumiu o mandato em 2007, quando da morte de Enéas por leucemia.

Como dizia o deputado Ulysses Guimarães, jabuti não sobe em árvore. Se ele está na árvore, alguém o colocou lá.

Cláudio de Oliveira
http://chargistaclaudio.zip.net