segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Discurso "bolsonazi" no #ProgramaDiferente



Na falta de ideia para coisa mais produtiva, o estagiário do #ProgramaDiferente resolveu sentar na mesa de edição e fazer uma livre associação entre o discurso do presidenciável Jair Bolsonaro, transmitido online para a multidão que se manifestava neste domingo, 21 de outubro, na Avenida Paulista, e um arquivo de pronunciamentos de outro conhecido líder político, tratado como um mito por seus fiéis seguidores e morto em 1945, na Alemanha.

Por sorte vivemos ainda numa sociedade democrática, dentro de um estado de direito, em que a liberdade de expressão e de pensamento são garantias constitucionais. Em plena era das "fake news", apenas foram juntadas imagens e falas reais, separadas por décadas no tempo e no espaço, para a nossa livre interpretação.

Virou um discurso #bolsonazi. Algo que nos faz refletir e desejar que não se repita nada parecido. Talvez, para não deixar dúvidas, seja prudente alertar: "Esta é uma obra de ficção. Qualquer semelhança com nomes, pessoas, fatos ou situações da vida real terá sido mera coincidência". Ou não. O resultado você assiste aqui.