quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

No Dia Mundial de Combate à Aids, Dr. Drauzio Varella fala com exclusividade ao #ProgramaDiferente



Desde o final dos anos 80, o dia 1º de dezembro foi definido pela Organização das Nações Unidas e pela Organização Mundial da Saúde como o Dia Mundial de Combate à Aids. Pois hoje, o #ProgramaDiferente, da TVFAP.net, ouve o médico Drauzio Varella com exclusividade sobre o assunto. Assista.

O alerta é para o aumento absurdo de novos casos de Aids no Brasil e no mundo, principalmente entre a população mais jovem, até os 24 anos, que tem se tornado mais acomodada, menos preocupada e não se previne como deveria.

Aos 72 anos, Drauzio Varella é provavelmente o médico mais famoso do Brasil. Oncologista formado pela Universidade de São Paulo, pesquisador, escritor e maratonista, é conhecido pela participação frequente em programas de rádio e TV, sempre com informações didáticas e objetivas.

Ele é um dos nomes mais respeitados no estudo da Aids no Brasil, tema que ajudou a popularizar, com campanhas de esclarecimento e prevenção. Em 1986, começou este trabalho pioneiro na Rádio Jovem Pan, e posteriormente seguiu na 89 FM.

Em 1989, iniciou no Carandiru (Casa de Detenção) uma investigação sobre a alta incidência do vírus HIV nos detentos. Até 2002, ano em que o presídio foi desativado, trabalhou como médico voluntário no local.

Com apoio da Universidade Paulista e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), dirige no Rio Negro um projeto de análise de plantas brasileiras, buscando obter extratos para testar experimentalmente no combate ao câncer e a bactérias resistentes a antibióticos.

Apresenta na Band AM o "Espaço Saúde", em que descreve doenças, seus sintomas e, principalmente, formas de prevenção. O combate ao tabagismo sempre foi prioridade. Na televisão, ficou conhecido pelos vários quadros no programa Fantástico, da Rede Globo, abordando temas como a própria Aids, o corpo humano, tabagismo, primeiros socorros, gravidez, obesidade e transplante de órgãos.