segunda-feira, 7 de setembro de 2015

O #ProgramaDiferente desta semana destaca a diversidade sexual, econômica, social e política



Nesta semana, o #ProgramaDiferente, da TVFAP.net, destaca a diversidade no seu sentido mais amplo: da abertura com imagens da campanha "50 vozes contra a Homofobia", do fotógrafo André Giorgi, ao debate final, para fechar o tema do respeito à diversidade e do combate à homofobia, com a presença do (ou da) cartunista Laerte; do psicólogo Eliseu Neto; e de Maju Giorgi, a mãe do fotógrafo André Giorgi e fundadora do grupo Mães pela Diversidade.

Mas o programa não se limita à diversidade sexual. Trata também da diversidade política, da diversidade social, da diversidade econômica. De tudo aquilo que é diverso, diferente, variado. A multiplicidade do ser humano. Nada mais coerente para um #ProgramaDiferente. Assista.

A entrevista é com o jornalista Giba Um, colunista social, produtor de teatro e apresentador de TV. Ele foi o responsável, por exemplo, pela montagem da peça "Oh! Calcutta!" há mais de 30 anos, no começo dos anos 80. Um escândalo para a época.

Por outro lado, é fundador e presidente emérito do Projeto Down, a primeira entidade voltada para a informação e o incentivo à pesquisa da Síndrome de Down no Brasil. Assista também a íntegra da entrevista com Giba Um.

O "Olhar Diferente" da semana é sobre a diversidade de manifestações que ocorrem contra o governo Dilma Roussef. Mesmo entre os partidos e movimentos que não apóiam declaradamente o impeachment ou a renúncia da presidente, a crítica contra medidas recessivas e o ajuste fiscal é bastante contundente. Veja aqui a matéria especial.

Ouvimos a presidente da Une, Carina Vitral, o presidente da CUT-SP, Adi dos Santos Lima, o líder do MTST, Guilherme Boulos, os jornalistas Leonardo Sakamoto e Bob Fernandes, e os petistas José Mentor e Ítalo Cardoso, entre outros. Até entre os apoiadores do PT aumentam o tom dos protestos contra a política econômica e social do governo Dilma.

Movimentos como o MTST, de moradia, dão como prazo para a retomada do Projeto Minha Casa, Minha Vida o dia 10 de setembro. Se não forem atendidos, prometem parar o país com novas manifestações contra o governo. Não está fácil para ninguém.

O #ProgramaDiferente é exibido na TVAberta de São Paulo todos os domingos, às 21h30.

Na internet, está disponível na TVFAP.net e em programadiferente.com na íntegra.