quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Tão certo como dois e dois são cinco

A postagem abaixo do Blog do PPS/SP falava nas especulações que certamente tomarão conta do noticiário da política e do cotidiano da cidade nos próximos dois meses, em razão da reformulação do secretariado do prefeito Gilberto Kassab e dos rearranjos naturais de uma campanha vitoriosa com diversos partidos aliados.

A imprensa troca secretários e subprefeitos com uma rapidez e uma facilidade que impressionam. Alguns nomes são vazados para demonstrar intimidade com a fonte da informação, ou para que a própria fonte se valorize com a antecipação da notícia. Outros são simplesmente lançados à fritura, sem dó nem piedade.

Intrigas não faltam. A bola da vez é o secretário das Subprefeituras, o tucano Andrea Matarazzo, que ficaria em uma situação delicada com a possível demissão de pessoas da sua confiança e acabaria entregando o cargo. Para a sua pasta retornaria Walter Feldman, hoje ocupando Esportes.

Outra informação dada como certa (tão certo como dois e dois são cinco): o secretário de Serviços Dimas Ramalho (PPS) deixará o cargo porque "não representa o seu partido". Ora, se sair do governo será para voltar à Câmara dos Deputados após ter cumprido uma tarefa honrosa: renegociar os contratos da limpeza pública, uma das muitas pontas desamarradas da administração de Marta Suplicy que foram herdadas pela gestão Serra/Kassab e que precisaram de uma solução enérgica e eficaz.

O complemento da notícia da saída de Dimas, que seria a indicação da vereadora Soninha Francine para a Secretaria da Cultura, não é uma reivindicação do PPS para integrar o governo - até porque essa participação já ocorre desde a eleição de 2004. O assunto surgiu na sabatina da Folha de S. Paulo, com a pergunta de um espectador, quando o próprio Kassab afirmou que seria uma honra ter Soninha integrando a sua administração, especialmente na área mencionada. Daí a virar material para especulação de "experts" é um pulo.