quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Os 30 anos da eleição de Luiza Erundina para a Prefeitura de São Paulo no #ProgramaDiferente



O #ProgramaDiferente desta semana registra os 30 anos da eleição de Luiza Erundina prefeita de São Paulo. Em 15 de novembro de 1988, contra todas as análises, previsões e expectativas, o povo paulistano elegeu pela primeira vez uma mulher, nordestina e de um partido de esquerda.

Como prefeita, além de vencer esses tabus e preconceitos, Erundina pautou temas que continuam atualíssimos, como reforma tributária, imposto progressivo, acesso integral à saúde, educação e cultura, o atendimento à população de rua e, obviamente, o empoderamento da mulher.

Por outro lado, ficaram evidentes, já naquela época, os problemas e as contradições do PT, que Erundina trocaria primeiro pelo PSB e depois pelo PSOL, por onde vai exercer seu 6º mandato consecutivo como deputada federal, aos 84 anos, como a mais velha parlamentar em atividade.

Por tudo isso, esse programa é um especial sobre os 30 anos da gestão de Luiza Erundina. Uma viagem no tempo, com os desdobramentos políticos, econômicos e sociais que conhecemos hoje. Assista.